Improviso e interrupção durante a conversa deixam má impressão. Segundo consultora, preparação é a melhor estratégia para evitar gafes.

Por Pâmela Kometani

Ao chegar à etapa da entrevista de emprego, o candidato já eliminou vários concorrentes. E como superar os outros na nova fase? Como deixar uma boa impressão para o recrutador? Para a consultora de carreiras Jen Hubley Luckwaldt, do PayScale, além de se “vender” bem, o profissional precisa evitar erros comuns.

Veja abaixo 7 comportamentos que não podem ocorrer durante a conversa:

1) Cheiro e perfumes fortes

Ninguém quer chegar ao local da entrevista cheirando a cigarro, bebida, comida ou café. Os candidatos precisam prestar atenção ao que vão comer e beber antes da entrevista. Ter uma bala de hortelã ou escova e pasta de dente sempre à mão pode ajudar.

Também é importante tomar cuidado com o perfume escolhido. E se o recrutador for alérgico? A melhor solução é optar por perfumes suaves.

2) Improviso

Antes de entrar no local da entrevista, o candidato precisa saber com quem vai falar, quais são as experiências do recrutador e também por que ele é uma boa opção para a vaga. Contar somente com o improviso e com a sorte pode ser fatal.

3) Interrupção

Interromper o recrutador não demonstra apenas falta de educação, mas também indica que o profissional é um mau ouvinte. E isso não é uma característica valorizada por quem atua com recursos humanos.

4) Atraso

Chegar atrasado para uma entrevista já deixa uma impressão ruim para o recrutador. Isso também passa a ideia de que o profissional é desorganizado e não valoriza o tempo. O ideal é chegar um pouco antes do horário marcado, mesmo que o candidato tenha de esperar.

5) Levar pessoas ou objetos

Uma pesquisa do Workpolis, site de empregos do Canadá, diz que 3% dos candidatos da geração Y (os nascidos nas décadas de 1980 e 1990) levaram seus pais para uma entrevista de emprego. Mesmo que a presença de familiares ou conhecidos possa ajudar o profissional a se sentir melhor, somente o entrevistado deve comparecer.

6) Deixar de fazer perguntas

Quando o recrutador fala “você tem alguma pergunta?”, o candidato não deve ficar imóvel e calado. É preciso estar preparado para fazer boas perguntas e aproveitar para esclarecer dúvidas que surgiram durante a entrevista.

7) Chegar despreparado

No primeiro contato com o futuro empregador, o profissional precisa mostrar suas habilidades e como poderá ajudar a empresa. Ele deve fazer uma pesquisa sobre a companhia para ter uma ideia de como será a conversa com o recrutador.

Fonte: G1