Segundo especialistas, expressão não é sinônimo de competência. Profissional deve buscar palavras que mostrem suas qualidades.

Por Pâmela Kometani

A palavra perfeccionista já foi muito bem vista nas entrevistas de emprego, mas seu uso excessivo e até mesmo em situações erradas fez com que ela virasse um jargão, que não diz nada sobre o profissional e suas habilidades.

Segundo especialistas ouvidos pelo G1, destacar o perfeccionismo durante a entrevista não é sinônimo de competência ou de bons resultados. “A palavra traz muito pouco sobre a personalidade e competência. Denota falta de criatividade e falta de conhecimento. Existem sinônimos para ela que cabem melhor em uma auto avaliação”, afirma Ricardo Haag, gerente-executivo da Page Personnel.

Gabriela Colo, parter da Havik, lembra que muitos candidatos classificam o perfeccionismo como um defeito. “Se pensarmos de forma geral, perfeccionismo não seria um defeito, e sim uma qualidade. Ou seja, soa um pouco estranho, dentre tantos pontos a desenvolver, alguém citar perfeccionismo como seu principal defeito. Não gera credibilidade”, ressalta.

Os especialistas listaram 5 motivos para que os profissionais não utilizem a palavra durante a entrevista. Veja abaixo:

1) Palavra não diz nada sobre qualidade ou competência

Ser perfeccionista não é sinônimo de bom profissional ou de entrega de resultados.”Dizer que é perfeccionista pode ser percebido pelo entrevistador como uma resposta evasiva e rasa”, afirma Ricardo Haag.

2) Palavra se tornou um jargão

O uso do perfeccionista já se tornou tão ‘lugar comum’ que a expressão não diz muita coisa sobre o profissional. “A palavra está desgastada no meio dos recrutadores, então só usá-la se realmente fizer sentido”, diz Gabriela Colo.

3) Perfeição não existe

A perfeição não existe, portanto os candidatos devem buscar os melhores resultados e performances para evitar frustrações no futuro. “Mais importante do que ser perfeccionista é buscar a excelência. Pois nela reside a evolução de cada passo construído. Já na perfeição existe a ilusão do impossível, o que gera culpa e frustração, levando o profissional a comprometer a qualidade e o desempenho da sua carreira”, afirma business coach Dirlene Costa.

4) Defeito ou qualidade?

O perfeccionismo pode ser um defeito ou um qualidade, dependendo da situação. “Perfeccionismo na verdade é mais uma qualidade do que um defeito, porém em situações em que o profissional precisa tomar decisões rápidas e ser flexível, ele pode atrapalhar essa dinâmica”, diz Gabriela Colo.

Portanto, os candidatos devem utilizar outras palavras para se ‘vender’ durante a entrevista, como eles terão pouco tempo para apresentar suas qualidades, a melhor opção é usar expressões que realmente ressaltem suas qualidades e mostrem como eles vão trazer resultados para a empresa.

5) Falta de criatividade

Além de não representar competência, defeito ou qualidade, o uso palavra perfeccionista ainda mostra que o profissional não tem criatividade, já que entre tantas opções, ele escolheu utilizar a expressão que não diz nada para o recrutador. “Minha sugestão é não reforçar que o profissional é perfeccionista. E sim reforçar que está sempre em busca de fazer o melhor, que a qualidade e excelência no trabalho é algo importante para ele. Esta resposta denota um perfil mais voltado para excelência do que para perfeição”, indica Dirlene Costa.

Fonte: G1