Você deve dizer tudo o que precisa ao seu chefe, mas o melhor é pensar em uma estratégia sobre como pronunciar uma sentença infeliz – que pode azedar o relacionamento.

Há certas frases que todos os chefes temem, como “perdi esse cliente”, “isso é um grande erro”. Algo mais objetivo, como “o prédio está pegando fogo” ou “seu carro foi atingido por uma árvore”.

O site Linkedin ensina que antes de dizer alguma coisa que sabe que pode não cair bem, ou que seja inesperadamente negativo, pense bem para achar um modo adequado de dizer.

1) “Preciso de um aumento”

Você deve pedir um aumento de salário quando você sente que você merece um, mas tenha cuidado com a frase do seu pedido e lembre-se que todo mundo gostaria de mais dinheiro. Assim, em vez de dizer que você “precisa”, comece por delinear o seu valor para a empresa, suas realizações e responsabilidades. Seu objetivo é fazer o seu chefe querer lhe dar um aumento!

2) “Você tem certeza que quer fazer isso?”

Essa pergunta implica em você querer ensinar seu chefe algo que ele ou ela já sabe. Vá com cuidado quando tiver de ensinar qualquer coisa. Se você sentir que você tem que dizer alguma coisa, aborde o tema como se o seu superior tivesse negligenciado ou esquecido alguma coisa – não diga que ele não sabe como fazer.

3) “Eu não quero incomodá-lo, mas perdemos o controle”

Caso você precise dizer essa frase, significa que algo deu errado. Portanto, nesses casos, é preciso se antecipar ao desfecho e ir sinalizando gradualmente que algo pode dar errado. E ao começar esse tipo de alerta, não se esqueça de dizer o que está fazendo para evitar isso.

4) “Se você não fizer isso, eu vou me demitir!”

Ultimatos são uma má ideia em praticamente todas as situações, mas especialmente quando se trata de falar com o seu chefe. Lembre-se de que “ninguém é insubstituível”. Mas ter esse tipo de atitude soa amador ou infantil e pode levar o seu chefe a pensar na opção de te demitir. Se você precisa sair mesmo, demita-se, mas nunca ameace. Isso não é profissional.

5) “Na minha idade…”

Você é mais jovem do que ele, mas a chefia não quer ser lembrada de sua idade e muitas vezes essa é uma questão irrelevante. Apenas diga sua opinião como uma pessoa mais jovem se a pedirem. Caso queira sugerir uma mudança de visão que pode beneficiar a empresa ou o time, faça uma explanação objetiva sobre sua ideia e como ela pode ajudar em algum tema específico.

6) “Isso não pode ser feito.”

Se o seu chefe quer que algo seja feito, não quer ouvir que não pode ser feito. Em vez disso, o foco no que você pode ter, para que a ordem seja cumprida é: investigar e experimentar novos caminhos, tentar um brainstorming de novas ideias e assim por diante. Dizer que não pode ser feito é o caminho mais fácil e pode revelar preguiça em buscar soluções.

7) Evite futricas do tipo: “você viu o que fulano fez”?

“Essa pessoa é tão difícil de trabalhar!” O chefe não quer participar de dramas interpessoais dos colegas. Nem quer saber o quanto você não gosta de seus colegas de trabalho. Salvo em casos de violação da política da empresa, ou um grande erro em seu trabalho. Mantenha suas queixas pessoais longe da chefia.

Fonte: IG

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários