Adotar medidas simples, porém eficazes, pode ser o primeiro passo para a conquista da vaga

Entrevistas de emprego costumam ser momentos de muita tensão e nem sempre guardam memórias agradáveis. Na maior parte das vezes, o maior inimigo é o nervosismo, que atrapalha a desenvoltura dos candidatos.

Porém, existem medidas simples que, se adotadas, podem gerar um grande resultado no conjunto da apresentação. Por incrível que pareça, a boa impressão começa desde a entrega do currículo. Elaborá-lo com cuidado ou personalizá-lo com o perfil da empresa a que se destina é um cuidado extra que é bem-vindo.

Ainda pensando nas características da companhia, faça uma pesquisa prévia sobre as principais conquistas dela e os objetivos para o futuro. Caso o entrevistador cite algum destes temas, você demonstrará que está bem informado e em sintonia com os interesses da empresa.

Outra maneira de se antecipar a possíveis problemas é decorar algumas respostas para perguntas que constam na lista de qualquer entrevistador, por exemplo, qual a sua motivação para trabalhar nesta firma, o que te motiva e quais são seus maiores pontos fortes e fracos.

O que fazer na hora da entrevista

Uma vez que você tenha se preparado corretamente é preciso saber como agir para evitar problemas corriqueiros que podem destruir suas chances de conseguir o emprego durante a entrevista. Primeiramente, vista-se de maneira apropriada. Usar roupas discretas e elegantes demonstra respeito pelo ambiente de trabalho, o que é sempre bem visto pelos contratantes.

Pontualidade é outro fator que conta pontos importantíssimos. Nesse quesito, é sempre melhor sair de casa antes do horário, para evitar contratempos. Além disso, chegar antecipadamente no local marcado dá a chance de o candidato avaliar o ambiente e de controlar os níveis de ansiedade.

Já quando estiver frente a frente ao gestor, mantenha uma postura corporal confiante. Ficar com a postura ereta, o que ajuda a manter a firmeza na voz e estabelecer contato visual durante a conversa são boas opções para passar segurança.

Por último, faça perguntas e demonstre curiosidade sobre a nova função. Tente descobrir mais sobre o cotidiano do trabalho, até porque a entrevista será a melhor oportunidade para descobrir se aquele é mesmo um local em que você se adaptará com facilidade.

Fonte: Universia Brasil