Estudo mostra que hábito piora a qualidade do sono e aumenta número de faltas

O e-mail revolucionou de muitas maneiras a vida nos escritórios. Várias das mudanças foram positivas, é verdade. Mas nem todas elas. Uma nova pesquisa mostra que a obrigação de responder e-mails a toda hora,  fora do trabalho, prejudica a saúde dos profissionais. Estudo da Universidade Northern Illinois, nos Estados Unidos, revela que os funcionários muito concentrados em responder as mensagens eletrônicas têm pior qualidade de sono e estão mais suscetíveis a faltar ao trabalho por problemas de saúde.

Larissa Barber, autora da pesquisa e a professora de psicologia, cunhou o termo “telepressão” para explicar a urgência em responder e-mails que parece acometer diversos profissionais hoje em dia. “É como se a sua lista de tarefas fosse se acumulando.Você fica então pensando sobre esses afazeres à noite e se expondo novamente às pressões do ambiente de trabalho. E, quando você não tem esse tempo de lazer para se recuperar, a exaustão chega”, afirmou Larissa em entrevista à revista Time.

Ela defende que o exagero pode acabar estragando um dos benefícios trazidos pelo uso do correio eletrônico: a capacidade de trabalhar de qualquer lugar. Atualmente, 52% dos americanos dizem verificar seus e-mails antes e depois do trabalho.

O estudo não encontrou uma relação entre o tipo de personalidade dos indivíduos e o comportamento na hora de responder e-mails, o que demonstra que o problema estaria de fato associado ao ambiente de trabalho. “O mais cedo possível significa diferentes coisas para diferentes pessoas, mas é claro que se você está querendo impressionar seu chefe e seus colegas, provavelmente você pensará que a resposta precisa ocorrer imediatamente”.

A pesquisa foi feita com 303 pessoas que afirmaram ter o costume de responder e-mails durante o fim de semana, as férias e até quando estão doentes.

Fonte: Época Negócios