Malcolm Gladwell, Jim Collins até Seth Godin: confira livros que farão a diferença na sua carreira.

Carreira, gestão, liderança, marketing e crescimento pessoal e profissional. A literatura já escrita sobre cada um desses temas é extensa e é fácil perder-se em meio a best-sellers que dizem muito pouco ou livros de lições simplistas. Para lhe poupar tempo e dinheiro, o Business Insider analisou os principais livros de negócios buscando extrair o pensamento fundamental de cada um deles – em apenas uma única frase. O ranking de 25 livros traz obras famosas – e outras nem tão populares assim – mas que discorrerem sobre uma grande variedade de temas e podem ajudar a prosperar na carreira. Abaixo, confira as lições centrais que eles trazem:

Give and Take: A Revolutionary Approach to Success, de Adam Grant: os chamados ‘givers’ – descritos pelo autor como as pessoas que tentam beneficiar os outros com suas ações – são as pessoas de maior sucesso, uma vez que criam uma carreira estável, construída em cima de boas relações.

Positioning – The Battle For Your Mind, de Al Ries e Jack Trout: marcas existem apenas na mente das pessoas e é justamente por isso que elas precisam ser tão identificáveis quanto únicas.

How to Win Friends and Influence People (Como Fazer Amigos e Influenciar as Pessoas), de Dale Carnegie:  o sucesso nos negócios vem da construção de relacionamentos fortes.

Decisive: How to Make Better Choices in Life and Work, de Chip and Dan Heath: nossa tomada de decisões pode ser prejudicada por dezenas de vieses cognitivos que muitas vezes nós nem estamos cientes que existem.

Getting Things Done (A Arte da Fazer Acontecer), de David Allen:  produtividade sem estresse é saber. As suas prioridades de longo prazo e quebrar suas metas no curto prazo visando a completa execução de projetos maiores.

So Good They Can’t Ignore You, de Cal Newport: você não deve seguir sua paixão, você deve refinar suas habilidades.

Emotional Inteligence (Inteligência Emocional), de Daniel Goleman: o QI por si só não é suficiente para obter sucesso. Precisa estar aliado a controle emocional, persistência e motivação.

My Years With General Motors (Meus anos com a General Motors), de Alfred P. Sloan Jr: após comandar uma das maiores empresas do mundo por 23 anos, Sloan descobriu que a descentralização gera a inovação.

Man’s Search For Meaning (O Homem Em Busca de um Sentido), de Viktor Frankl: as pessoas são motivadas mais por intenções do que por prazeres ou mesmo felicidade.

The Progress Principle (O Princípio do Progresso), de Teresa Amabile e Steven Kramer: para que funcionários se mantenham engajados, felizes e produtivos, eles precisam experimentar pequenas vitórias todos os dias.

Predictable Irrational (Previsivelmente Irracional), de Dan Ariely: as pessoas não são tão racionais como o livro que você leu no primeiro ano do curso de economia lhe diz e você precisa estar preparado para lidar com muitas situações em que elas se mostram irracionais.

Quiet (O Poder dos Quietos), de Susan Cain: embora muitas vezes pensamos que os líderes ideais são aqueles mais carismáticos e extrovertidos, ser tímido ou introvertido pode se mostrar uma tremenda vantagem.

The Innovator’s Dilemma (O Dilema da Inovação), de Clayton Christensen: você precisa estar disposto a matar ou canibalizar seu melhor negócio ou alguém fará isso por você.

Influence: The Psychologist and Persuation (As Armas da Persuasão), de Robert Cialdini: há seis princípios básicos e universais que determinam se uma pessoa irá mudar seu comportamento: reciprocidade, comprometimento, experiência social, vinculação, autoridade e carência.

Good To Great (Empresas Feitas para Vencer), de Jim Collins: empresas se tornam boas e grandes confrontando a brutal realidade de seu mercado, encontrando no que elas são únicas, criando uma cultura de disciplina e construindo um monumento sólido.

The Effective Executive (O Gestor Eficaz), de Peter Drucker: ser efetivo é o quanto você não escolhe ser o já é todos os dias.

Rework (Reinvente sua Empresa), de Jason Fried e David Heinemeier Hansson: muito da sabedoria mais aceita no mundo dos negócios diz que os workaholics são heróis, o que um bom currículo de um candidato tem que dizer, como você atrai investidores, etc. tudo isso é completamente falso.

Outliers (Fora de Série), de Malcolm Gladwell: talento, inteligência, trabalho duro e ambição são características positivas. Mas o real segredo de pessoas de sucesso é ter sorte frequentemente, timing e da onde elas vêm.

Purple Cow, de Seth Godin: publicidade e marketing que é construído em cima do trabalho de outras pessoas está fadado ao fracasso. a única maneira de se destacar é ser verdadeiramente inesquecível.

Drive (Drive: A Surpreendente Verdade sobre Aquilo que nos Motiva), de Daniel Pink: as pessoas são mais motivadas tendo autonomia, orientação e propósito do que por incentivos.

The Lean Startup (A Startup Enxuta), de Eric Ries: mais do que tecnologia e uma estratégia complexa, caminhe para trás, olhando as necessidades dos consumidores e, assim, construa o produto mais simples possível.

Lean In (Faça Acontecer), de Sheryl Sandberg: mulheres continuam encontrando obstáculos para desenvolver suas carreiras, mas elas podem superá-los tomando iniciativa, trabalhado duro e encontrando apoiadores.

The Signal and the Noise (O Sinal e o Ruído), de Nate Silver: as novas tecnologias nos fizeram muito melhores em utilizar informações, mas também pode nos fazer mais suscetíveis a tomar decisões ruins porque nós superestimamos as flutuações aleatórias de cada fato.

The Black Swan (A Lógica do Cisne Negro), de Nassin Nicholas Taleb: as pessoas são muito boas em enganar-se ao pensar que sabem muito mais do que realmente sabem, o que as torna suscetíveis para errar feio e encarar eventos surpresas que aparecem em seus caminhos.

The Mythical Man-Month (O Mítico Homem-Mês): adicionando mais pessoas a um complicado projeto de software é o que está por trás de piorar as coisas. Pequenos grupos são melhores em tarefas complexas.

Fonte: Época Negócios