Profissional deve se manter positivo e ser persistente. Reavaliar currículo e cartão de apresentação ajudam na hora da busca.

Imagem 37

Quem está a procura de uma nova oportunidade do mercado de trabalho vive um tipo de “batalha diária” por causa desta busca. Ativar o networking, redigir currículo e carta de apresentação, pesquisar novas oportunidades e se preparar para entrevistas são apenas algumas das etapas que envolvem esse processo.

Como resultado, essa rotina pode acabar com a motivação e com os sonhos do profissional que está atrás de um emprego.

Envio de currículo para várias empresas, e-mails ou telefonemas sem resposta são algumas das situações que se tornam rotina na vida de quem está atrás de um emprego. E o que os candidatos podem fazer para não desanimar e continuar sua busca?

O Glassdoor, site de avaliação de empresas norte-americano, listou 5 dicas para ajudar os profissionais durante a procurar por uma nova oportunidade no mercado de trabalho:

1) Você está no controle da sua busca por um emprego

Às vezes, o profissional que está procurando trabalho por muito tempo passa a acreditar que a situação está fora do seu controle, mas a realidade é que ele está no controle dessa busca e somente ele poderá fazer alguma coisa para mudar sua atual situação.

Quando a situação parece que não vai sair do lugar, o profissional pode analisar suas estratégias para descobrir o que pode melhorar. Reler a carta de apresentação, por exemplo, pode mostrar pontos que podem ser atualizados.

2) Você tem a oportunidade de mudar as coisas

Quem está buscando emprego há algum tempo e ainda não obteve resultados pode tentar mudar a forma de fazer a busca. O profissional que já se inscreveu para vagas abertas em sites de emprego pode buscar novas oportunidades em redes sociais e ativar ou reativar sua rede de networking.

Outra opção é fazer uma lista com as empresas em que gostaria de trabalhar e tentar contato com elas. Falar com amigos e familiares também podem entrar na estratégia.

3) Você precisa se diferenciar dos outros profissionais

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os candidatos precisam se reinventar na hora de buscar emprego. A criatividade pode ser utilizada no formato do currículo, caso a área de atuação permita, ou na carta de apresentação, em que o candidato pode escrever um artigo sobre si mesmo e suas experiências.

4) Você precisa criar novas metas

As metas criadas durante a busca por trabalho vão influenciar o sucesso. Se o objetivo do profissional é se inscrever em 50 vagas, ele pode mudar a meta para 10 vagas que realmente tenham o seu perfil. Assim, ele poderá criar currículos e carta de apresentações personalizada, tendo mais chances deser notado pelos recrutadores.

5) Você vai encontrar um emprego

Apesar do estresse que envolve a busca por um emprego, o profissional deve tentar se manter positivo e ser persistente. A melhor coisa a fazer pela carreira é continuar trabalhando duro em busca dos seus objetivos profissionais.

Fonte: G1