Dizer “não” pode ser difícil para algumas pessoas, principalmente na vida profissional. Ainda assim, é algo necessário. Segundo Célio Antunes, fundador do Grupo Impacta, um profissional que se sobrecarrega aceitando tudo o que lhe é incumbido pode acabar parecendo incompetente ao não dar conta das tarefas.

Veja dicas dele sobre como dizer “não” em um ambiente profissional:

ARGUMENTE
Não basta simplesmente negar um pedido. Você precisa de argumentos que embasem sua negativo. Mostre seu fluxo de trabalho, de que forma o seu tempo está sendo consumido e explique suas razões.

TEU PASSADO TE CONDENA
Quem vive dando desculpas esfarrapadas para fugir do trabalho não parece ser alguém confiável. É importante ter uma boa reputação para que as pessoas acreditem nos seus motivos.

SEJA POLÍTICO
Às vezes, um pedido que parece complicado pode ser aquele trabalho que te dará mais visibilidade na empresa. Analise se o custo-benefício vale a pena, e se achar que sim, faça um esforço.

ANALISE O PEDIDO
Não responda qualquer pedido prontamente. Analise se ele está fora do seu alcance, quais as possibilidades de realizá-lo e só então dê a resposta, sendo sincero e fiel ao que está ao seu alcance.

Fonte: Folha

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