São Paulo – Se você é engenheiro, tem inglês fluente, uma pós-graduação e experiência em gestão, parabéns. Tais características são as mais recorrentes em um universo de mil oportunidades profissionais que estão abertas, segundo estudo da Michael Page.

De acordo com o levantamento, os engenheiros respondem por 38% das vagas de média a alta gerência. Depois deles, vêm os profissionais de administração de empresas e os economistas. Confira outros achados da pesquisa:

 Eles têm um curso de pós-graduação e um perfil mais técnico

Do total de vagas de média e alta gerência analisadas, 17% exigiam pós-graduação e apenas 9%, um curso de MBA. Segundo Marcelo Cuellar, da Michael Page, estes dados são um reflexo claro da expansão do mercado nas áreas de infraestrutura e óleo e gás.

“Desde o final do ano passado, cresceu a demanda por posições de liderança para profissionais com um perfil mais técnico”, afirma o especialista. Por isso, a formação generalista oferecida pelos cursos de MBA não atende a este tipo de demanda.

 Eles têm experiência em gestão

Dos sete setores pesquisados pela Michael Page, apenas o jurídico não coloca o item gestão como o principal entre as habilidades comportamentais mais desejadas. Ao todo, 42% das empresas valorizam profissionais com este tipo de perfil. Isso mostra que, além de profissionais altamente qualificados na parte técnica, as empresas também buscam pessoas capazes de coordenar equipes.

“As empresas estão trabalhando com quadros mais reduzidos de profissionais. Por isso, além de ser um excelente técnico que coloca a mão na massa, os profissionais mais seniores terão que fazer a gestão do time inteiro”, afirma Cuellar.

 Eles têm inglês fluente

Há muito tempo, falar inglês fluente deixou de ser um diferencial para virar requisito. Pelo menos segundo 66% das empresas com vagas abertas na Michael Page. E não dá para substituir por outro idioma. Do total de vagas analisadas, apenas 9% exigem domínio do espanhol.

Fonte: EXAME.COM