Adolescentes grávidas ou jovens com comorbidades serão os primeiros a serem vacinados, do dia 23 até dia 5 de setembro. Depois, a partir do dia 6, todos os adolescentes a partir dos 12 anos serão vacinados até o dia 30 do mesmo mês.

O governo de São Paulo anunciou em coletiva de imprensa neste domingo (11) que pretende terminar a vacinação da primeira dose de adultos contra a Covid-19 no estado até 20 de agosto. A vacinação de adolescentes, de 12 a 17 anos, também foi anunciada e deve começar a partir do dia 23.

“Isso significa 26 dias a menos do que o prazo anterior, que era de 15 de setembro. Uma excepcional notícia. A data final da vacinação de pessoas com mais de 18 anos com pelo menos uma dose, o que antecipa o nosso dia da esperança”, afirmou o governador João Doria.

As prefeituras têm autonomia para definir calendários próprios e, em alguns casos, as cidades já iniciaram vacinação de pessoas com menos de 37 anos.

Segundo Doria, a antecipação decorre de compra direta de vacinas prontas pelo estado da vacina Coronavac, da fabricante chinesa Sinovac.

Adolescentes grávidas ou jovens com comorbidades serão os primeiros a serem vacinados, do dia 23 até dia 5 de setembro. Depois, a partir do dia 6, todos os adolescentes a partir dos 12 anos serão vacinados até o dia 30 do mesmo mês. No total, o grupo tem cerca de 3,2 milhões de pessoas no estado.

Para o secretário da Saúde, Jean Gorynchten, o objetivo é vacinar quem circula e transmite a doença.

“Nesse segunda fase nós estamos protegendo muito mais jovens que são exatamente aqueles que circulam e transmitem o vírus, muito deles que não se preocupam com as regras e ritos sanitários. Dessa forma, também impactaremos a redução do número de casos”, disse.

Como a Anvisa apenas aprovou, até agora, a vacina da Pfizer para adolescentes, os representantes do governo foram questionados se elas seriam guardadas para o grupo, o que foi negado. Segundo Regiane, apenas a vacina da AstraZeneca está sendo armazenada.

“Nós não guardamos estoque, nós mantemos aquilo que o Ministério da Saúde coloca e nesse momento a recomendação do Programa Nacional de Imunização é que as doses que vêm chegando a todos os estados é que se guarde a vacina da AstraZeneca porque ela já vem para a 2ª dose, então já estamos trabalhando nessa perspectiva”, disse.

“Toda vacina que chegar da Pfizer será utilizada para esse público que estamos trabalhando até 18 anos porque nesse mês de julho temos uma previsão de entrega da Pfizer, em agosto já foi sinalizado que essa compra será maior e mais vacinas chegarão da Pfizer. Por isso que com o calendário do Ministério da Saúde, do Programa Nacional de Imunização, podemos avançar”, completou.

Veja as novas datas do cronograma:

  • 8 a 14 de julho – 37 a 39 anos
  • 15 a 18 de julho – 35 e 36 anos
  • 19 de julho a 4 de agosto – 30 a 34 anos
  • 5 a 12 de agosto- 25 a 29 anos
  • 13 a 20 de agosto -18 a 24 anos
  • 23 de agosto a 5 de setembro- adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência e comorbidade
  • 6 a 19 de setembro – adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidade
  • 20 a 30 de setembro- adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidade
Calendário de vacinação anunciado no dia 11 de julho — Foto: Reprodução

Fonte: G1 Globo