Restaurantes e praias estarão liberadas sem restrições de horários, mesmo com atraso em vacinação e recorde de casos no estado

Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (07) a flexibilização nas restrições na cidade a partir deste fim de semana. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município e terão validade até 20 de maio.

A partir desta sexta, bares e restaurantes poderão funcionar sem restrições de horários, mas só poderá oferecer música ao vivo até às 23h. O decreto também libera praias em qualquer dia e horário.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), ainda liberou a abertura de casas de espetáculo , com ocupação máxima de 40% da capacidade, e aulas coletivas em academias com um aluno a cada quatro metros.

Paes afirmou que a cidade está em um momento melhor da pandemia e negou ter ‘liberado tudo’. No entanto, o estado do Rio de Janeiro tem apresentado índices recordes de casos de Covid-19 . Na quinta-feira (06), o estado registrou 9.185 casos, o maior número de registros desde fevereiro.

O Rio de Janeiro ainda vive com a interrupção da vacinação contra a doença. A prefeitura precisou anunciar um novo calendário, mais espaçado, para conseguir distribuir as doses entre os bairros e manter a imunização da segunda dose da CoronaVac em dia.

Proibição

O decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro mantém a proibição de abertura de casas noturnas, rodas de samba e entrada de ônibus fretado na cidade. A exceção neste último caso, são veículos que prestarão serviços no município.

Em coletiva, Eduardo Paes afirmou que se o decreto não for respeitado, há a possibilidade de voltar a restringir os estabelecimentos da cidade.

“Nós vamos adotar medidas mais restritivas se as pessoas acharem que não é para respeitar mais regra nenhuma. Essas regras são, de fato, mais complexas para a gente fiscalizar”, afirmou.

Fonte: https://economia.ig.com.br/2021-05-07/flexibilizacao-restricoes-rio-de-janeiro-praias-e-restaurantes.html