São Paulo — Um novo levantamento da consultoria de recrutamento Page Personnel mapeou os primeiros sinais da retomada do emprego no Brasil. O estudo revelou os setores que mais abriram vagas nos oito primeiros meses de 2017, além de indicar os 5 cargos mais solicitados pelas empresas no período.

Na última segunda-feira (30), o ministro da Fazenda disse que o país atravessou a maior recessão de sua história, mas que a crise já acabou. Henrique Meirelles afirmou que “o Brasil já está crescendo” e que o mercado de trabalho viu surgir “mais de um milhão de empregos desde o início do ano”.

Na visão de Ricardo Haag, diretor da empresa responsável pelo levantamento, os empregadores começam a olhar para a economia brasileira de forma mais otimista, apesar das incertezas sobre o cenário político do país em 2018.

“Acho que o mercado está vivendo uma combinação de cautela e otimismo”, diz ele. “As empresas apostam que o ano que vem não vão ser tão bom quanto 2011 ou 2012, mas também não será tão ruim quanto 2016 e 2017”.

Setores em alta

Para “surfar” na onda da retomada, as empresas começaram a investir em setores considerados estratégicos. De acordo com o estudo da Page Personnel, as áreas que protagonizaram o novo ciclo de contratações são finanças/bancos, bens de consumo, administrativo e operações.

Segundo Haag, o impulso na área bancária é puxado sobretudo pela aposta em soluções tecnológicas para instituições financeiras. “Profissionais de TI, que ajudam a desenvolver apps e ferramentas personalizadas para clientes, estão entre os mais buscados”, explica.

O mercado de finanças, assim como o de operações, também voltou a se aquecer por sua contribuição para a redução de custos, gestão do orçamento, planejamento tributário e otimização de processos. “Essas áreas eram chave para as empresas quando o país estava no fundo do poço, e vão continuar sendo agora com a retomada”, diz o executivo.

A queda na taxa de juros, por sua vez, pode ter favorecido as contratações em bens de consumo nos primeiros 8 meses de 2017.

Já os profissionais da área administrativa foram mais buscados por darem suporte aos departamentos financeiro e comercial, que receberam mais investimento no período.

Cargos mais solicitados

Além de mapear os setores que mais contrataram, o levantamento da Page Personnel também indicou os cargos mais demandados até agosto deste ano.

O percentual de aumento nas contratações destes 5 profissionais vai de 20% a 43%.

Confira a seguir:

1. Analista/ Especialista em M&A

Área: investment banking/indústria em geral
Função: avaliar e conduzir o processo de compra ou fusão de negócios
Salário médio: de 5 mil a 14 mil reais, além de bônus
Percentual de aumento até agosto de 2017: 43%
Motivo para a retomada de contratações: retorno de investimentos nacionais e estrangeiros no mercado brasileiro. Também contribui a expectativa de retomada iminente.
Perfil mais desejado: as formações acadêmicas preferíveis são economia e administração. Inglês avançado ou fluente costuma ser requisito. É importante ter estilo arrojado, com alta capacidade de análise financeira e visão de negócio.

2. Supervisor de facilities

Área: operações
Função: zela pelo patrimônio, pela infraestrutura e por todos os serviços básicos que mantêm a empresa, tais como limpeza e segurança.
Salário médio: de 7 mil a 10 mil reais
Percentual de aumento até agosto de 2017: 38%
Motivo para a retomada de contratações: por causa da crise, as empresas passaram a valorizar mais a boa manutenção de seu patrimônio. O objetivo é evitar desperdício de recursos.
Perfil mais desejado: formação em áreas técnicas ou administrativas. Organização, capacidade analítica e boa comunicação são as características mais desejadas. Inglês intermediário é diferencial.

3. Desenvolvedor mobile

Área: tecnologia da informação
Função: planeja, desenvolve e testa aplicativos para dispositivos portáteis
Salário médio: de 7 mil a 12 mil reais
Percentual de aumento até agosto de 2017: 23%
Motivo para a retomada de contratações: crescimento de aceleradoras e incubadoras, além do aumento do investimento em startups.
Perfil mais desejado: paixão por novas tecnologias, capacidade de autogestão e iniciativa são as competências comportamentais mais buscadas pelas empresas.

4. Secretário executivo

Área: administrativa
Função: oferecer apoio direto aos executivos para tarefas do dia a dia
Salário médio: de 7 mil a 15 mil reais
Percentual de aumento até agosto de 2017: 22%
Motivo para a retomada de contratações: movimento de aceleração nas agendas dos executivos, em meio à retomada dos negócios.
Perfil mais desejado: dinamismo, maturidade, alto nível de organização e capacidade de lidar com informações sigilosas são as características mais importantes.

5. Gerente de key accounts

Área: bens de consumo
Função: prospectar e gerir grandes contas varejistas, representando as indústrias de bens de consumo
Salário médio: de 7 mil a 12 mil reais
Percentual de aumento até agosto de 2017: 20%
Motivo para a retomada de contratações: retomada do consumo e necessidade do aumento de receita por parte das indústrias.
Perfil mais desejado: experiência prévia na gestão de grandes contas, contato com centrais de compras e alto poder de persuasão, além de habilidades de relacionamento.

Fonte: EXAME