Vacinação contra a Covid no Rio nesta quarta (11) — Foto: Reprodução/TV Globo

Prefeito disse que as doses que chegaram nesta madrugada são insuficientes para todos os cariocas de 24 anos. Governador de São Paulo respondeu a Paes e falou que ‘incompetência’ é do governo federal.

https://globoplay.globo.com/v/9760411/

O prefeito Eduardo Paes (PSD) avisou nas suas redes sociais que a vacinação por idade no Rio não volta nesta quinta-feira (12). O prefeito explicou que as doses entregues nesta madrugada pelo Ministério da Saúde são insuficientes para cobrir todos os cariocas de 24 anos.

“Recebemos nessa manhã só 37.962 doses. Para vacinar o grupo de 24 anos, precisamos de 68 mil. Não vamos usar nosso estoque de segunda dose. Com isso, suspenderemos a vacinação da primeira dose de amanhã [quinta]”, postou Paes.

“Só lembrando: o Rio com muitos caso de delta, e o estoque do ministério é 11,2 milhões de doses”, emendou.

Tuíte de Paes para João Doria sobre vacinação — Foto: Reprodução

Paes ainda sugeriu ao governador João Doria (PSDB) a entrega direta de CoronaVac “sem intermediários”.

“João Doria, não tem como mandar doses direto da CoronaVac para cá, não? Sem intermediários, como você está fazendo com a Prefeitura de São Paulo?” perguntou, marcando o governador.

Doria respondeu ao prefeito dizendo que a falta de vacinas é “incompetência do governo federal” e que a cidade de São Paulo segue as regras do Plano Nacional de Imunização.

Calendário interrompido no Rio

Sem nova remessa, o calendário da primeira dose no Rio foi interrompido nesta quarta-feira (10).

Paes anunciou a interrupção pelas redes sociais e aproveitou para se queixar da distribuição feita pelo Ministério da Saúde. Ele disse a pasta federal tem 10 milhões de doses para serem entregues, mas parte está estocada desde o dia 4 deste mês.

“Infelizmente fomos informados que as vacinas previstas para hoje só chegarão nessa madrugada. Isso nos leva a ter que suspender a vacinação da primeira dose no dia de amanhã [quarta-feira]. Muito provavelmente retornamos na quinta. Em tempo: parte dessas 10Mi [milhões] de doses estão lá desde 04/08!”, afirmou o prefeito.

Desde fevereiro, a vacinação no Rio já foi interrompida ao menos cinco vezes por falta de doses.

Só repescagem

Nesta quarta, por estoques quase zerados, a prefeitura suspendeu o atendimento a quem tem 24 anos.

A capital faz apenas uma repescagem da primeira dose para cariocas de 50 anos ou mais, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas e lactantes com 18 anos ou mais. A segunda dose está garantida para todos que estiverem no prazo.

À tarde, Paes comentou sobre a paralisação no Rio:

“Apesar da interrupção do calendário por idade por falta do envio de doses, seguimos vacinando na repescagem dos 50+ e comorbidades, além da 2ª dose. Atingimos 84% dos adultos com a 1ª e quase 38% com a 2ª! Precisamos de vacina pra seguir avançando, conter a Delta e salvar vidas!”, disse o prefeito.

O Ministério da Saúde entregou ao RJ, ao todo, 3,5 mil doses de AstraZeneca e 94,7 mil doses de Pfizer. Dessas 100 mil novas unidades, 38 mil ficarão na capital.

Fonte: G1 Globo

Cadastre seu currículo na Curriculum: https://www.curriculum.com.br/01_10.asp

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários