Moderna afirma que problema deve ter acontecido na linha de envasamento na Espanha. Japão passa por uma onda de contágios de coronavírus.

Japão anunciou nesta quinta-feira (26) que suspendeu a aplicação de 1,63 milhão de doses da vacina da Moderna porque há uma semana o distribuidor do imunizante no país recebeu um relatório sobre contaminação em alguns frascos.

A vacina da Moderna não é usada na campanha de vacinação no Brasil.

O governo do Japão e a Moderna afirmaram que nenhum problema de eficácia foi identificado e que a suspensão é uma precaução.

https://globoplay.globo.com/v/9783504/

No entanto, a suspensão do uso desse lote fez com que muitas empresas que estavam vacinando seus funcionários interrompessem os seus programas de imunização nesta quinta-feira.

Em um comunicado, a Moderna disse que foi notificada de casos de que frascos foram encontrados com impurezas. A companhia disse que vai reter o lote em questão e outros dois.

“A empresa está investigando os relatórios e está comprometida a trabalhar com seus parceiros e os reguladores para dar uma resposta”, disse a empresa.

A empresa distribuidora que encontrou as impurezas chama-se Takeda.

Ela identificou o problema há dez dias —houve demora para suspender oficialmente o lote de 1,63 milhão de vacinas porque a empresa precisava levantar a informação de quantos frascos tinham impurezas e em quais pontos de distribuição eles estavam.

A Moderna afirmou que a contaminação pode ter sido um problema na linha de produção em seu local de produção, na Espanha.

Um porta-voz da empresa disse que a o lote afetado e os outros dois que também foram suspensos foi distribuídos apenas no Japão.

A empresa espanhola Rovi, que engarrafa as vacinas da Moderna para todos os mercados com exceção dos Estados Unidos, disse que está investigando a possível contaminação.

A Moderna estava enfrentando problemas de atrasos no último mês. Uma outra farmacêutica, a Johnson, suspendeu uma fábrica terceirizada nos Estados Unidos onde houve contaminação da linha de produção.

Covid-19 no Japão

Por causa da variante delta, o Japão enfrenta um dos piores momentos da pandemia. Neste mês, o número diário de novas infecções passou de 25 mil pela primeira vez. Cerca de 54% da população recebeu ao menos uma dose, e 43% estão plenamente vacinados.

O primeiro-ministro do país, Yoshihide Suga, disse que o plano de vacinação do Japão será pouco afetado pelo problema.

Na quarta-feira (25), ele havia dito que 60% dos japoneses estariam plenamente vacinados até o fim de setembro, e que o país terá doses suficientes para uma eventual terceira dose.

O governo foi criticado pela demora na campanha de vacinação no começo deste ano.

A taxa de aprovação de Suga está abaixo dos 30%. Ele enfrenta dificuldades para manter a liderança política de seu partido.

Fonte: G1 Globo

Cadastre ou atualize seu currículo na Curriculum: https://www.curriculum.com.br/01_10.asp