Em agosto, de acordo com dados do IBGE, a inflação cresceu 0,87% em comparação com julho. Esta foi a maior alta desde o ano 2000. Os preços dos combustíveis foram os principais fatores para o crescimento do indicador. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumula em 12 meses, uma alta de 9,68%.

De acordo com analistas procurados pela Reuters, era esperada uma alta de 0,71% ao mês e um avanço de 9,50% em 12 meses. Este resultado no intervalo de um ano é o mais alto desde fevereiro de 2016, momento em que o índice bateu 10,36%.

Os dados revelaram que a inflação em 12 meses permanece acelerando e continua bem acima do teto da meta determinada para 2021 pelo BC (banco Central), que é de 5,25%.

Alta no preço da gasolina 

Oito dos nove grupos de produtos e serviços que foram analisados, subiram no mês de agosto. O setor de transporte se destacou e registou a maior alta de preços.

Puxado pelos combustíveis, o setor de transportes ficou com a variação mais alta, 1,46% e com maior impacto, 0,31 p.p, no geral.

O preço da gasolina cresceu 2,80% e o etanol registrou alta de 4,50%. Também ficaram mais caros o gás veicular, 2,06% e o óleo diesel, 1,79%.

“O preço da gasolina é influenciado pelos reajustes aplicados nas refinarias de acordo com a política de preços da Petrobras. O dólar, os preços no mercado internacional e o encarecimento dos biocombustíveis são fatores que influenciam os custos, o que acaba sendo repassado ao consumidor final”, afirmou o analista da pesquisa, André Filipe Guedes Almeida.

Considerando o ano, a gasolina acumulou uma alta de 31,09%, o etanol de 40,75% e o diesel de 28,02%.

Projeções 

Os analistas projetam uma piora no indicador. O motivo é a alta do dólar e as pressões de oferta e demanda.

A crise hídrica que o Brasil vem enfrentando também pode piorar e os custos de geração de energia elétrica devem seguir elevados. Isto também é considerado pelos analistas. 

Fonte: https://fdr.com.br/2021/09/09/inflacao-tem-maior-alta-para-agosto-em-21-anos-alta-de-968/

Cadastre ou atualize seu currículo na Curriculum: https://www.curriculum.com.br/01_10.asp