Área interna é controlada pelo exército americano que tem organizado os voos de evacuação de cidadãos estrangeiros e aliados afegãos. Para acessar, é preciso passar por postos de controle talibã.

Imagens de satélite mostram a situação do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, em meio aos esforços para a evacuação de estrangeiros e aliados afegãos após a retomada do poder pelo Talibã.

Os registros foram divulgados nesta terça-feira (24) pela empresa americana Maxar Technologies, mas foram capturados na véspera pelos equipamentos da companhia.

Na segunda-feira (23), um tiroteio fora do aeroporto internacional de Cabul matou um soldado afegão e outras três pessoas ficaram feridas, segundo as Forças Armadas da Alemanha.

Foto de satélite mostra as filas de pessoas aguardando embarque no aeroporto internacional de Cabul em 23 de agosto de 2021 — Foto: Maxar Technologies/AP

A área interna do aeroporto é controlada pelo exército americano que tem organizado os voos de evacuação de cidadãos estrangeiros e afegãos aliados.

Do lado de fora, os talibãs construíram postos de controle. Após o tumulto de segunda, o Talibã conseguiu estabelecer ordem e tentou organizar filas para o acesso, segundo a agência Reuters.

No sábado, os Estados Unidos alertaram para os riscos na região e disseram que o grupo extremista tem dificultado o acesso ao espaço a aliados afegãos.

Veja nas FOTOS abaixo as filas de pessoas que tentam acessar o aeroporto internacional de Cabul.

Imagem de satélite mostra tráfego intenso de automóveis na entrada do aeroporto internacional de Cabul na segunda-feira, 23 de agosto de 2021 — Foto: Maxar Technologies/AP
Imagem de satélite mostra uma multidão de pessoas ao longo da entrada leste do aeroporto internacional de Cabul na segunda-feira, 23 de agosto de 2021 — Foto: Maxar Technologies/AP
Imagem de satélite mostra grandes multidões ao longo da extremidade leste do aeroporto internacional de Cabul na segunda-feira, 23 de agosto de 2021 — Foto: Maxar Technologies/AP

Fonte: G1 Globo

Cadastre ou atualize seu currículo na Curriculum: https://www.curriculum.com.br/01_10.asp