Você demora quanto tempo para chegar no seu local de trabalho? 30 minutos? Uma hora? Duas horas? Se você mora em grandes cidades, provavelmente você leva bem mais tempo do que gostaria. Agora imagine se você fosse remunerado pelo tempo que você leva para chegar no trabalho?

Pois uma corte da Europa decidiu que funcionários terceirizados passarão a ser remunerados, também, pelo tempo que levam indo e voltando do trabalho.

O objetivo é garantir a segurança e saúde dos trabalhadores freelancers que, por lei, não podem trabalhar mais de 48 horas semanais. Sendo assim, as horas que eles passam se locomovendo até o trabalho serão contabilizadas como tempo de trabalho.

Segundo a decisão da corte, “Fazer com que um trabalhador pague pelas decisões das empresas vai contra o objetivo de proteger a sua saúde e a segurança, incluindo a necessidade de um tempo satisfatório de descanso”.

A histórica decisão ocorreu depois que uma empresa espanhola passou a ter escritórios apenas em regiões centrais, obrigando com que os funcionários de regiões periféricas levassem mais tempo para se deslocarem.

E você, o que acha dessa decisão?

Fonte: Exame.com