A entrevista presencial é uma das fases mais importante de um processo seletivo. É nesse momento que os recrutadores, depois de analisar todos os curriculos, irão construir a imagem de cada um dos candidatos selecionados. E essa imagem será construída a partir do que será dito durante a entrevista.

Existem algumas frases que não agradam nem um pouco os recrutadores e, por este motivo, é preciso saber exatamente o que falar (e o que não falar) quando este momento chegar.

Para quem tem dúvida do que dizer ou não neste momento a Fast Company listou 11 declarações que devem ser evitadas durante uma entrevista de emprego. Confira quais são:

“Essa é uma ótima pergunta!”

Apesar da frase ser excelente para uma conversa informal, não é algo que o entrevistador está esperando ouvir. Em vez de parecer surpreso com a pergunta, lembre-se de que você se preparou para este momento. Normalmente, o recrutador faz perguntas-padrão, então o esperado é que você esteja preparado para dar uma resposta direta ao que foi perguntado. Esse tipo de resposta tem outro agravante: passa a impressão de que o candidato está tentando bajular o recrutador, ato que deve ser usado com moderação.

“Qual é mesmo a função deste cargo?”

Qualquer pergunta que mostre a sua falta de conhecimento sobre a empresa, o cargo ou o setor de atuação da companhia mostra que você não está suficientemente preparado. É extremamente importante ir para uma entrevista de emprego conhecendo muito bem o lugar onde você deseja trabalhar. Fazer perguntas ao entrevistador é importante, mas elas devem ser direcionadas para informações que você não conseguiu encontrar quando faz sua pesquisa sobre a empresa.

“Nunca fiz esse tipo de trabalho antes, mas…”

Se você não for experiente na área, seu currículo vai mostrar isso. Não há necessidade de enfatizar ainda mais a falta de qualificações. Na verdade, a entrevista é a sua chance de explicar ao recrutador o porquê de ter decidido se candidatar, e mostrar com você pode ser ótimo para a vaga apesar de não ter experiência no setor.

“Eu não consigo imaginar alguém mais qualificado do que eu”

Enaltecer a si mesmo durante uma entrevista só serve para arruinar a sua imagem. Você não conhece os currículos dos demais candidatos, portanto, não é muito inteligente se comparar a eles. O melhor nesse momento é dizer as coisas que tornam você especial e não sair dizendo o quando você é melhor do que os outros.

“Meu último chefe foi terrível”

Evite falar coisas negativas sobre o seu último trabalho, a menos que seja alguma circunstância que realmente irá acrescentar algo interessante à sua imagem. Queixar-se de como você não se deu bem no seu último emprego é extremamente prejudicial. Primeiro porque mostra sua falta de capacidade em lidar com uma situação desafiadora. Segundo, porque a última coisa que o entrevistador quer é ver você no futuro falando mal da sua última empresa ou de seus funcionários. Apesar de ser importante falar sobre os desafios que enfrentou no passado, você nunca deve se queixar do que aconteceu, mas sim falar sobre isso avaliando criticamente o que passou.

“Este será um ótimo passo para minha próxima carreira”

Embora este talvez seja o motivo pelo qual você deseja a vaga, não é muito inteligente compartilhar com o entrevistador esta informação. Os recrutadores costumam procurar pessoas que mostrem um compromisso de longo prazo com a empresa. Uma boa opção é perguntar sobre as oportunidades de avanço dentro da companhia. Isso fará você parecer muito mais interessado na vaga e com vontade de crescer na empresa.

“Eu não sei”

Sempre haverá uma maneira melhor de responder uma pergunta que você não tem certeza do que dizer. É importante ser humilde e não disfarçar o que você não sabe, mas é nesse momento que suas habilidades de comunicação entram em jogo.

“Eu não tenho perguntas”

Ter perguntas preparadas para o entrevistador é quase tão importante quanto ser capaz de responder as perguntas que ele faz. As perguntas feitas por você são uma ótima oportunidade de mostrar o seu conhecimento sobre a empresa.

“Muito legal isso que você está vestindo”

As tentativas de bajular o entrevistador provavelmente serão derrubadas rapidamente, principalmente se elas forem sobre aparência ou bens materiais. Se você realmente quer dizer algo, fale coisas relacionadas com o que você sabe que ele fez em relação aos negócios, ou mesmo sobre uma ação da empresa que você admira.

“Tipo assim, meio que, eu acho, tipo…”

Como em qualquer outra situação que você queira parecer confiante, evite as “muletas linguísticas”. Por isso é importante praticar em voz alta o que irá dizer no momento da entrevista. Isso vai te ajudar a escolher melhor as palavras para quando estiver na entrevista de verdade.

“As pessoas costumam gostar de trabalhar aqui?”

Não tente fugir do assunto. Seja direto. Faça perguntas específicas sobre a cultura da empresa e como é o trabalho em equipe na companhia. A melhor maneira de descobrir como é o ambiente de um escritório é conversando com os funcionários que estão lá diariamente.

Fonte: Negócios