Quem nunca teve medo de entrevistas de emprego que atire a primeira pedra. Sem dúvida alguma, é uma situação constrangedora, na qual não só o candidato é avaliado, mas também suas ações passadas e presentes.

Parece pouco? Então se lembre de que cada gesto e cada frase podem ser determinantes, assim como suas roupas e a maneira de se comunicar. Pensando nisso, o gerente de comunicação do Grupo Soma, Paulo Ishimaru, elaborou para a InfoMoney algumas dicas práticas de como vencer o medo da entrevista de emprego.

Dicas
Segundo ele, o primeiro passo para uma entrevista de emprego é apresentar um currículo bem elaborado, com informações objetivas, estruturadas e que descrevam suas aptidões e experiências profissionais. Nele, as informações devem ser coerentes com as que você vai dar em um processo de entrevista.

Algumas dicas para a elaboração do currículo:

– Faça o levantamento de todas as empresas em que você trabalhou;

– Relacione nome da companhia, data de admissão, cargo, data da demissão e motivo da saída;

– Relacione tudo o que você fazia: atividades relevantes, realizações importantes, conhecimentos aplicados, realizações reconhecidas, entre outras;

– Exclua as anotações que não são relevantes;

– Leia atentamente o que você escreveu e veja se tem uma comunicação objetiva e clara;

– Use sempre frases curtas e positivas;

– Não use papel colorido, letras coloridas nem muito grandes;

– Redija em letra tamanho entre 10 a 12, de forma a obter um currículo de, no máximo, duas folhas;

– Não use símbolos, molduras ou outra formatação com a intenção de chamar a atenção de quem vai analisar o currículo;

– Algumas pessoas dizem que o currículo deve ter a “cara do dono”. É através dele que você vai “se vender” e fazer seu “marketing pessoal”.

“Vencida essa etapa vem o processo de entrevistas, onde um conjunto de fatores pode ser decisivo para o sucesso do candidato. Se preparar para uma entrevista não requer esforços complexos, uma vez que as informações que o candidato dará são aquelas que ele já vivenciou em empregos anteriores ou durante seu processo educacional”, revela Ishimaru, para quem coerência, objetividade e sinceridade são fundamentais.

Dicas para entrevista:

– Procure pesquisar sobre a empresa em que pretende trabalhar e seu mercado de atuação, para não chegar desorientado na entrevista;

– Não chegue atrasado;

– A aparência e roupa devem estar de acordo com o cargo que você busca;

– Entrar na sala com postura reta, cabeça erguida e olhando nos olhos de quem o recebe sugere que você está confiante e seguro de suas metas;

– Sente-se corretamente, de forma confortável e que mostre auto-confiança e ânimo;

– Fale de forma clara e objetiva e evite erros grosseiros de português;

– Não minta. Não tente parecer quem não é;

– Seja coerente e consistente em suas colocações;

– Evite olhar no relógio e demonstrar pressa para fazer outra coisa. Isso pode passar a idéia de impaciência e certo desinteresse no momento presente;

– Mantenha aparelhos eletrônicos desligados, principalmente celulares;

Para transmitir suas idéias e convicções com clareza e objetividade é importante manter contato visual. Olhar para o entrevistador ajuda a mostrar sua atenção e aceitação no diálogo com o entrevistador.

Planeje e se prepare para cada entrevista
“Planejar e ser o mais objetivo possível ajuda o candidato e o entrevistador”, garante o especialista. Por isso, o candidato deve ter em mente quais são os seus objetivos e o que o seu entrevistador quer saber. Pergunte a si mesmo: “quem eu sou?”, “o que já fiz?”, “o que meu último empregador achava de mim?” e “quais resultados atingi no meu último emprego”?

“Em geral, os selecionadores sabem identificar as emoções do candidato. Eles sabem que a pessoa entrevistada pode, naquele momento, sentir medo, pois é um momento de transição de sua vida, principalmente quando está passando por dificuldades financeiras. Entretanto, diminuir essa ansiedade [por meio do planejamento e do preparo] ajuda o candidato a transmitir mais informações relevantes à vaga”, conclui o gerente de comunicação do Grupo Soma.

 

Fonte: Administrativos

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários