Em relação a abril de 2020, porém, indicador da entidade aponta salto de 27,5%.

As vendas do comércio físico brasileiro tiveram retração de 1,4% em abril de 2021, quando comparadas com o mês anterior, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian.

O segmento de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios puxou a baixa geral, com declínio de 18,7%, resultado que revela uma queda em desaceleração para o setor, já que em março o tombo tinha sido de 28,7%. Todos os outros segmentos, exceto Veículos, Motos e Peças, registraram diminuição.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o comércio segue refletindo os impactos da pandemia e um novo modelo de consumo, regido pela necessidade.

“Em abril, as medidas necessárias de distanciamento social e as restrições de funcionamento dos comércios continuaram dificultando a retomada das vendas. Outros fatores que contribuíram às quedas registradas são o corte do auxílio emergencial e o alto nível de desemprego, impossibilitando o aumento do poder de compra dos consumidores brasileiros, que precisaram optar pelas compras prioritárias e adiar outras”, apontou.

https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews/video/em-sp-varejo-perdeu-60-mil-empresas-em-2020-diz-pesquisa-da-fecomercio-9500221.ghtml

Abril 2021 X abril 2020

Na análise anual, abril de 2021 contra abril de 2020, o índice mostra crescimento geral de 27,5%. O destaque fica para o segmento de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (36,1%). Em ordem decrescente estão, Materiais de Construção (32,9%), Veículos, Motos e Peças (29,5%), Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas (28,1%), Combustíveis e Lubrificantes (5,5%) e Tecidos, Vestuários, Calçados e Acessórios (-5,0%).

Fonte: G1 Globo