31% estão contratando novos trabalhadores, mas pontuam dificuldade em encontrar mão de obra qualificada

72% dos estabelecimentos comerciais do setor de alimentação estão funcionando com menos funcionários do que antes da pandemia de Covid-19. Os dados são da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e foram divulgados pela CNN nesta terça-feira (12).

58% dos bares ou restaurantes afirmam que ainda precisam ajustar o quadro de empregados, com 27% destes planejando demissões. 31% do total, porém, pretendem investir em novas contratações nos próximos três meses.

Dentre os estabelecimentos que estão contratando, um quinto diz ter dificuldade para encontrar mão de obra, sobretudo qualificada. “Este é um fenômeno que deve se intensificar com a retomada; outros setores também relatam dificuldades parecidas, principalmente nos grandes centros. Muitos trabalhadores demitidos durante a pandemia se mudaram ou encontraram uma nova forma de renda — não à toa, o número de MEIs (microempreendedores individuais) cresceu muito nos últimos 18 meses”, explica à CNN o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

No que diz respeito ao faturamento, 35% dos empresários de bares e restaurantes disseram ter trabalhado no prejuízo no último mês. Mais da metade (53%), no entanto, afirmou ter tido faturamento maior em agosto de 2021 do que no mesmo mês de 2020.

Fonte: https://economia.ig.com.br/2021-10-12/restaurantes-reduzem-funcionarios-pandemia.html

Cadastre ou atualize seu currículo na Curriculum: https://www.curriculum.com.br/01_10.asp