Muito se fala em qualidade de vida no trabalho e satisfação profissional, mas quais países conseguem oferecer essas condições e reter talentos? De acordo com a 11ª edição do estudo da Edenred-Ipsos, importante empresa internacional no segmento de benefícios, a Índia encabeça a lista de países com os profissionais mais felizes. O Brasil ocupa a terceira posição, empatado com Chile e Estados Unidos.

Para a realização da pesquisa foram entrevistados mais de 14 mil funcionários de 15 países (Bélgica, Brasil, Chile, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Polónia, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos). Pelos dados gerais, sete em cada 10 trabalhadores estão satisfeitos no trabalho e a gestão de competências é a política de RH que tem o maior impacto sobre esse cenário.

A Edenred-Ipsos constatou também que o bem-estar tem como base combinação de três pilares: ambiente de trabalho (equipamentos, equilíbrio trabalho-vida, expectativas alinhadas), apreciação (respeito pela administração, gestão de competências) e emoção (gosto por trabalhar e pelas atividades desenvolvidas). A partir desses critérios, foi percebido que os funcionários estão mais satisfeitos com itens relacionados ao meio ambiente (86%) do que os relacionados à apreciação e emoção (61%).

Em mais detalhes, a pesquisa constatou que no Japão, Turquia, China, Itália e Polônia os profissionais são mais felizes em torno de itens relacionados ao ambiente. Índia, México, Brasil e Chile apresentaram os itens mais elevados relacionados à emoção. Os países Espanha, Reino Unido e Estados Unidos apresentaram pilares equilibrados, com menos destaque em emoção. E os países Bélgica, França e Alemanha também apresentaram pilares equilibrados, mas com certa queda no pilar apreciação.

Confira o ranking dos países que abrigam as pessoas mais felizes no trabalho e seus respectivos índices de satisfação:

1º Índia – 88%
2º México – 81%
3º Estados Unidos, Brasil e Chile – 77% (empatados)
4 º Alemanha – 74%
5º Reino Unido e China – 71% (empatados)
6º Polônia e Bélgica – 70% (empatados)
7º Espanha – 68%
8º França – 67%
9º Turquia – 65%
10º Itália – 63%

Fonte: Mundo Carreira 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários