As dinâmicas do mercado de trabalho estão em constante mutação também, principalmente influenciadas pelos avanços nos recursos e tecnologias

Muita coisa mudou na vida dos brasileiros nos últimos anos, especialmente por causa da Pandemia de Covid-19. Contudo, não foi só na área da saúde que as mudanças afetaram as nossas vidas. As dinâmicas do mercado de trabalho estão em constante mutação também, principalmente influenciadas pelos avanços nos recursos e tecnologias e nas novas formas de consumir e se relacionar com clientes e colaboradores. Pensando nas transformações que virão com o mundo pós pandemia, 2022 será um período de transição e o profissional que deseja se destacar na carreira precisa estar atento as novas  exigências do universo corporativo.

Além das habilidades técnicas, os novos modelos de trabalho favorecem candidatos que ofereçam o perfil interpessoal ideal, que vai refletir e se sobressair na organização e produtividade do dia a dia. Segundo Raquel Roque, consultora de Recursos Humanos e professora da startup Kultivi, plataforma de ensino on-line, destaca que antes de tudo é preciso sempre se manter atualizado. “O tempo em que somente os anos dedicados a graduação eram suficiente para uma boa colocação no mercado, se foram. Precisamos aprender novas habilidades, novas formas de fazer o que estamos acostumados a fazer. Por isso o conceito de Lifelong learning – aprendizado ao longo da vida que sugere uma educação contínua, é tão importante. O desenvolvimento e aprimoramento dessas aptidões já é prioridade para os recrutadores e precisa ser para quem quer se destacar em suas respectivas áreas também.”, declara.

Para quem quer remanejar os rumos da carreira ou está em busca de novas oportunidades, a especialista elencou as 6 principais habilidades do profissional do futuro. Confira:

Flexibilidade

Ao contrário do que muitos pensam, flexibilidade não se define somente pelos horários e períodos de tempo dedicados ao trabalhos. “ Entenda como flexibilidade também a sua capacidade de se adaptar as mudanças e as novidades que podem ser implementadas no seu local de trabalho.  Além de ser uma capacidade que pode ser entendida como resiliência, por representar a capacidade de se reinventar.”, diz Raquel Roque.

Foco em resultados

É a capacidade de se posicionar e explorar os recursos para oferecer a melhor experiência ao cliente. “Seja onde quer que você trabalhe, uma empresa que fornece serviços ou produtos, o foco precisa ser o cliente,  por isso o foco em resultados representa um profissional que não mede esforços para atender à necessidade dele e solucionar problemas.”, diz a especialista.

Visão do negócio

O famoso senso de dono reflete a atitude de vestir a camisa da empresa. “O profissional do futuro precisa enxergar o negócio como um todo e trabalhar para que o êxito individual  e geral caminhem juntos. Empresas de sucesso, contam com profissionais de sucesso, não há caminhos separados.”, afirma.

Mão na massa

Segundo a consultora de recursos humanos, o profissional que não tem medo do trabalho sempre chega à frente. “Aceitar desafios, ser proativo e participar ativamente das decisões e resoluções de problemas da empresa, são as principais características desse profissional”., diz.

Inteligência emocional

Dentre as principais soft skills, aquelas ligadas às habilidades sociocomportamentais, mais difíceis de reconhecer e mensurar , a inteligência emocional é uma das mais valorizadas por empregadores no mundo todo. “ É a capacidade de lidar com questões emocionais com equilíbrio e positividade e exige muito autoconhecimento e maturidade.”, garante a profissional.

Organização e gestão de tempo

“Dominar ferramentas e técnicas para gerir melhor seu tempo e consequentemente, melhorar sua produtividade é imprescindível para o mercado de trabalho na atualidade. E é crucial não só na parte profissional, mas também para conciliar a rotina com o pessoal, definindo metas alcançáveis e sem pressão, e trazendo equilíbrio para o dia a dia.”, completa Raquel Roque.

Fonte: https://jcconcursos.uol.com.br/noticia/empregos/veja-6-habilidades-profissionais-mais-procuradas-em-2022-91934

Cadastre ou atualize seu currículo na Curriculum: https://www.curriculum.com.br/01_10.asp