A procura por profissionais especializados no Brasil ainda é mais maior do que a oferta. Há uma lacuna entre as competências requeridas pelas companhias e a qualificação dos trabalhadores. É o que defende um novo estudo da empresa de recrutamento e seleção Hays, o Hays Global Skills Index 2017.

O documento mostra tendências que afetam o mercado e lacunas entre as habilidades demandadas, com base em diversos indicadores. Entre eles, flexibilidade do sistema de educação, participação da população economicamente ativa, políticas governamentais, incompatibilidade de talentos e pressão salarial geral.

Nota do Brasil no Hays Global Skills Index 2017 (Foto: Reprodução)

O estudo traz uma escala de 0 a 10 — quanto maior a nota, mais altas são as dificuldades enfrentadas pelo país. Neste ano, o Brasil apresentou uma piora no nível de desenvolvimento de seu mercado, ficando com 5,5 — um aumento de 0,1 em relação a 2016.

“Entre os fatores que agravaram o índice local, estão o desemprego e a pressão por salários maiores para vagas que requerem, principalmente, altas habilidades em indústria. Como a economia brasileira se manteve em recessão durante o ano de 2016, o desemprego ainda foi um fator representativo e determinante para a classificação do país no índice”, diz o comunicado da Hays.

A empresa também elenca quais as habilidades serão mais demandadas no próximo ano. De acordo com o estudo, executivos de vendas, coordenadores fiscais, gerentes industriais, especialistas em segurança de aplicativos e planejamento de demandas serão as principais contratações em 2017.

Fonte: Época Negócios