Mais de 68 mil trabalhadores recebem auxílio-doença em decorrência do novo coronavírus

Nos primeiros sete meses de 2021, a Covid-19 foi a principal causa de afastamentos do trabalho acima de 15 dias, gerando o maior número de benefícios por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência, 68.014 benefícios foram concedidos de janeiro a julho deste ano. As informações são do G1.

No ano passado, a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) foi responsável pela concessão de 37.045 liberações de auxílio-doença. Em 2020, a Covid-19 foi a terceira maior causa de afastamento, atrás de problemas relacionados a coluna e ombro.

Quem tem Covid-19 com sintomas podem permanecer afastado do trabalho por 15 dias, mediante atestado médico apresentado à empresa. Passando esse período e persistindo os sintomas, o pagamento do salário é suspenso pela empresa e o trabalhador passa a receber o benefício por incapacidade temporária.

Confira as doenças com maior número de concessões de benefícios por incapacidade temporária em 2021:

  • Infecção por coronavírus de localização não especificada – 68.014
  • Transtornos de discos lombares e de outros discos invertebrais com radiculopatia – 18.807
  • Outros transtornos de discos invertebrais – 18.555
  • Fratura da extermidade distal do rádio – 18.141
  • Dor lombar baixa – 18.032

Especialistas ouvidos pelo G1 afirmam que é possível que as sequelas da Covid-19 aumentem ainda mais o número de concessões de auxílio-doença por esse motivo.

Se as sequelas da doença impedirem a atividade laboral, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contam com o auxílio por incapacidade temporária. Se a incapacidade for definitiva, é possível trocar de função no trabalho ou se aposentar por invalidez.

Fonte: https://economia.ig.com.br/2021-10-10/covid-19-afastamento-trabalho-auxilio-doenca.html

Cadastre ou atualize seu currículo na Curriculum: https://www.curriculum.com.br/01_10.asp