As descrições de experiência podem ficar na parte do currículo em que você menciona as empresas em que trabalhou e quais cargos desempenhou. Logo após cada empresa mencionada e os cargos desempenhados, você descreverá as principais atividades ali desenvolvidas no período.

Ao descrever essas atividades, é o momento de detalhar um pouco mais, mas sem exageros nem detalhes em excesso, sobre atividades desempenhadas e resultados atingidos em cada cargo, em cada empresa.

Estas descrições têm por objetivo reforçar, de maneira mais concreta e tangível, a partir de suas principais realizações nas empresas, tudo o que você já afirmou no Objetivo Profissional do currículo (cargo para o qual você demonstrará que está preparado para assumir) e no Resumo de Qualificações, de que falamos em artigo anterior, que você pode ler aqui. É a hora de tornar concreto para o selecionador tudo o que você já mencionou como suas principais forças, só que agora por meio da descrição de suas principais atividades desenvolvidas e do que você realmente já fez de melhor.

Para tomar novamente o exemplo para o profissional da área de Tecnologia da Informação, como fizemos no artigo anterior, poderíamos encontrar, por exemplo, descrições como:

Implantação de normas, procedimentos e infraestrutura para armazenagem, acesso e recuperação aos dados do sistema, reduzindo drasticamente o índice de ocorrências relacionadas à segurança e disponibilidade dos dados.

Relembrando, você encontra aqui no Manual um artigo com orientações sobre como escrever descrições como estas. Leia aqui.

Descreva apenas as atividades mais importantes, lembrando que o currículo impresso não deve ultrapassar duas páginas, ou três no máximo para profissionais com muitos anos de bagagem. Aliás, mesmo para estes o ideal continua sendo duas páginas, pois selecionadores têm pouquíssimo tempo para ler cada currículo num processo seletivo que envolva muitos candidatos.

Veja um exemplo sucinto de como ficaria um currículo com algumas experiências genericamente descritas:

experiencias_profissionais

Dê bastante atenção às descrições das suas atividades. Elas são fundamentais para definir os diferenciais do produto que você está vendendo aos selecionadores – você mesmo!

Não se esqueça de ler, em artigo anterior do nosso Manual, nossas sugestões para você descrever suas experiências da maneira mais positiva e clara possível. Leia aqui.

E até o próximo artigo!

Este artigo é parte integrante do novo Manual da Recolocação Profissional, produzido pela Curriculum.com.br.
Novos artigos são publicados toda semana, até que o conteúdo integral do Manual esteja inteiramente publicado.

Acesse aqui mais artigos do Manual.