Entrevistas de emprego são situações difíceis, não só para os candidatos, mas também para o empreendedor. Como é possível julgar a personalidade de alguém, suas habilidades e deficiências em apenas alguns minutos? É claro que o currículo ajuda, mas não traz todas as informações necessárias para se ter a certeza de que aquela será uma ótima aquisição para o time.

A jornalista de negócios Suzy Welch, autora de dois best-sellers do New York Times, traz uma dica que pode ajudar os empreendedores. Segundo ela, é possível saber o suficiente sobre o perfil de um potencial funcionário com apenas uma pergunta:

– Como você se preparou para esta entrevista?

“Eu uso essa pergunta há anos”, disse ela ao site da revista Inc. Ela conta dois exemplos de boas respostas para a questão. Uma candidata disse que passou três dias lendo e se informando sobre tudo que a jornalista já escreveu em sua carreira. “Como resultado, ela veio à entrevista preparada para falar não só sobre o trabalho que iria desempenhar, mas também sobre interesses e valores que temos em comum e o que achou mais relevante em minha carreira”, afirmou Welch.

Outro caso é o de um candidato que fez uma verdadeira análise das páginas nas redes sociais da jornalista. Ele também enumerou alguns pontos que deveriam ser melhorados ou completamente alterados nos perfis no Facebook e no Twitter da escritora. Ambas as histórias terminaram em contratação.

Segundo Welch, perguntar sobre a preparação dos entrevistados ajuda a descobrir quatro pontos:

– Se o candidato é proativo na hora de aprender
– Como ele lida com solução de problemas
– Como é sua personalidade como funcionário
– O quão importante aquela vaga de emprego é para ele

O melhor da pergunta é que ela funciona como um exemplo real de como o candidato se prepara para um projeto importante. Se ele não se preparou para uma entrevista, será que ele se prepararia para qualquer coisa outra dentro da empresa?

Fonte: PEGN