Desde o início das pesquisas acadêmicas sobre gestão e mundo corporativo, ficou evidente como dinâmicas sociais influenciam o desempenho e produtividade dos funcionários. Não à toa que uma das questões principais da famosa pesquisa do Instituto Gallup que mede engajamento é: você tem um grande amigo no trabalho? Se a influência positiva de se trabalhar com amigos ficou clara, novas pesquisas mostram que sua importância é ainda maior do que pensávamos. Pode trazer benefícios em termos de produtividade, como mostra artigo publicado na Harvard Business Review (HBR).

Uma dessas pesquisas foi coordenada por Jessica Methot, da Rutgers University, de New Jersey (EUA). Methot e sua equipe estudaram como o desenvolvimento e cultivo de relações de amizade dentro das empresas influencia – para o bem ou para o mal – a nossa produtividade. É uma dúvida pertinente, considerando que muita gente parte do pressuposto de que trabalhar com amigos mais atrapalha do que ajuda.

No estudo, os pesquisadores entrevistaram 168 funcionários de uma empresa de seguros sediada no sudoeste dos Estados Unidos. A empresa estimula os funcionários a se conhecerem e relacionarem através de uma série de políticas internas. Uma delas permite, por exemplo, que eles troquem de posições com seus colegas de forma temporária e trabalhem com equipes diferentes frequentemente. Os pesquisadores pediram que cada funcionário listasse nomes de até 10 colegas a quem eles recorrem para realizar algum trabalho ou superar desafios. Depois, pediu que eles listassem o nome de até 10 colegas que consideram amigos – ou com quem têm uma proximidade maior. A partir daí, eles conectaram todas as listas formando uma rede profissional dentro da organização. Os pesquisadores também levantaram questões sobre cansaço e exaustão no trabalho e como é o ambiente dentro da empresa para trabalhar. Depois de seis semanas após a pesquisa, os pesquisadores ainda pediram que os gestores preenchessem uma avaliação de desempenho de seus funcionários.

Reunindo todos esses dados, Methot e sua equipe examinaram como a dinâmica de relacionamento na empresa afeta o desempenho, influencia o surgimento do burnout (exaustão) e se o ambiente é positivo ou negativo. O que eles descobriram? Que ter relações múltiplas – a maioria delas cultivada com colegas que acabaram se tornando amigos – aumenta de forma significativa a produtividade dos funcionários. Uma das razões é que as pessoas buscam em seu dia a dia, antes de tudo, conselhos. Se você tem amigos na empresa, é mais fácil pedir ajuda sem aquele medo de ser julgado ou visto como um funcionário ruim. Além do mais, ter amigos na empresa – ainda mais quando eles trabalham em outras áreas e departamentos – dá acesso a informações internas, que não estariam acessíveis caso não existissem tais conexões. Outra razão pode ser puramente moral: funcionários que são amigos próximos relataram estar de bom humor de forma mais frequente, o que pode impactar diretamente um melhor desempenho.

A pesquisa, porém, não ignora que toda e qualquer amizade tem um custo. No caso do ambiente de trabalho, o maior talvez seja a distração. E ela pode causar um efeito contrário ao aumento da produtividade: interromper discussões para falar de assuntos pessoais ou prolongar cafezinhos para socializar pode levar a desperdício de tempo e menos foco. A pesquisa também apontou que ter mais amigos no trabalho desencadeou uma alta taxa de exaustão emocional, já que é necessário dispender mais energia e atenção para cultivar amizades. Ou seja, os pesquisadores notam o fato de que a amizade pode, sim, ser fonte maior de estresse, principalmente quando o que está em jogo são promoções ou benefícios a um só dos lados. No final das contas, tudo é uma questão de equilibrar – e focar naquilo que faz bem.

Fonte: Época Negócios