Você sabe o que é gestão pessoal do tempo? Especialistas afirmam que é importante manter uma rotina organizada para entender melhor nosso funcionamento no ambiente pessoal e profissional, o que consequentemente afetará de maneira positiva na produtividade.

Quando adotamos uma agenda de compromissos, atrelando atividades pessoais (consultas médicas, pagamento de contas, eventos, entre outros) e profissionais (reuniões, workshops, happy hour, etc), as chances de realizar todas as atividades dentro do prazo são maiores, tornando assim sua rotina mais tranquila e livre para cuidar de projetos e metas pessoais.

Antigamente, adotar uma agenda era um processo mais complexo e associado ao ambiente corporativo, pois os papéis tomavam conta das mesas e andavam para cima e pra baixo nos braços dos executivos. Mas graças a digitalização, todos podem carregar suas obrigações e atividades nos smartphones e tablets, podendo ainda acessar os compromissos em qualquer computador.

Você não se lembra de tudo

Por mais que você seja um especialista em armazenar aniversários e telefones na cabeça, o uso da agenda é importante para não se perder em meio a tantos compromissos. Quando mal administrado, seu tempo acarreta em consequências como atrasos, problemas de saúde, frustração, procrastinação, perda de prazos, má gestão de projetos, baixa produtividade, demissão, entre outros.

O primeiro passo é escolher a agenda que se adapta melhor a sua rotina. Existem as diárias, semanais e mensais. Assim que encontrar a que atenda melhor a sua demanda, você precisará adquirir dois hábitos: primeiro, o de anotar seus compromissos, e em seguida conferir as tarefas.

Também importante não desistir no primeiro esquecimento. Manter uma agenda é persistir na busca por uma vida mais organizada. Por isso, no início é preciso controlar o número de compromissos, para evitar o acúmulo de funções.

É preciso colocar em mente que a agenda é como se fosse aquele amigo o qual você confia todas as suas informações.

Este artigo foi produzido pela Curriculum.com.br.