Currículo, processo seletivo, entrevistas: conquistar um emprego não é tarefa fácil. Trata-se de um momento de tanto estresse que muita gente acaba relaxando e fazendo besteira logo nos primeiros dias do novo trabalho, prejudicando a própria carreira de forma não intencional. Se você não quer cair nessa armadilha, confira essas dicas do R7 sobre como agir nos primeiros dias vivendo uma nova experiência profissional. Confira!

1- Independente da área ou do cargo que você vai ocupar, tenha em mente que pontualidade é fundamental. Chegar atrasado não pega nada bem e manchará sua imagem, passando a impressão que você é desorganizado e irresponsável. Antes de começar no novo trabalho, faça o trajeto até lá para saber quanto tempo precisará diariamente, procurando sair um pouco antes a fim de se prevenir contra imprevistos. Se alguma vez nem isso funcionar, ligue e avise que não conseguirá chegar no horário.

2- É normal se sentir como um “peixe fora d’água” nos primeiros dias do novo emprego, mas é possível diminuir essa sensação se você fizer uma pesquisa prévia de como funcionam as coisas por ali. Caso conheça alguém que já trabalhe nessa empresa, pergunte sobre o ambiente, normas e cultura – a internet também pode ser uma ótima aliada, especialmente no caso de multinacionais. Busque ainda informações sobre o mercado de seu empregador e tenha flexibilidade para se adaptar.

3- Procure se integrar com os demais colegas de trabalho. Pequenas gentilezas como dizer “bom dia”, “obrigado” e “com licença” te ajudam a ganhar muitos pontos. Não recuse eventuais convites para almoçar com outros funcionários e, na medida do possível, dê continuidade a pequenas conversas que puxarem com você, mesmo se não forem sobre trabalho. Tome cuidado apenas para não ser inconveniente e nem force amizades com quem acabou de conhecer.

4- Vá com calma e não tente se impor logo de cara. Ninguém gosta de um profissional que já quer mudar toda uma organização sem mal ter pisado lá dentro. Analise o ambiente durante alguns dias e saiba quem é responsável por o que antes de sugerir qualquer mudança. A ideia é mostrar seu potencial? Ótimo, mas busque uma forma de fazer isso sem precisar “atropelar” ninguém.

5- Dúvidas são absolutamente esperadas de quem está iniciando uma fase em um novo ambiente e é preciso estar ciente de certos procedimentos para não fazer besteira. Portanto, não hesite em tirá-las. Tome apenas cuidado em não virar um chato que incomoda os outros o tempo inteiro, especialmente se os questionamentos que tiver forem sobre coisas que você mesmo poderia descobrir com um mínimo de esforço. Lembre-se: as pessoas não estão ali o tempo inteiro à sua disposição.

6- Esteja ciente do que esperam de você desde o processo seletivo. Converse sobre o assunto com o seu entrevistador e o novo chefe a fim de saber como corresponder às expectativas. Não tente bancar o super-humano ao prometer realizar tarefas em prazos impossíveis e não se esqueça de solicitar as condições necessárias para que possa realizar seu trabalho da melhor maneira possível.

Fonte: R7