Ninguém gosta de ser criticado, mas, para sobreviver no ambiente profissional, é necessário aprender a lidar com as críticas no trabalho. Ao invés de reagir de forma negativa, é necessário tirar coisas positivas de cada julgamento.

Toda pessoa, independente de idade, gênero ou condição social, não gosta de receber crítica. A situação é encarada como um ataque, uma afronta. Quem tem mais sensibilidade sempre leva para o lado pessoal e não consegue entender que ser criticado é algo normal no mercado de trabalho.

Dicas para lidar com as críticas no trabalho

Você tem dificuldades para lidar com as críticas no trabalho? Não se desespere. Confira a seguir algumas dicas que ajudam a entender e a aceitar esse tipo de situação.

#1 – Verifique a veracidade

Algumas pessoas simplesmente gostam de criticar para chatear ou “passar a perna” no outro. Isso é bastante comum no mundo corporativo. Ao ser alvo de uma crítica, verifique se ela realmente procede ou se ela foi feita para te desestabilizar.

Uma crítica construtiva é bem específica. Ela não é feita ao profissional em si, mas a um determinado comportamento que ele teve. Se a crítica for geral e feita à pessoa, geralmente é implicância.

#2 – Respeite o ponto de vista do outro

Respeite o ponto de vista do outro e procure ver o lado construtivo da crítica. Não deixe a sensibilidade falar mais alto, isso passará a imagem de que você é fraco e incapaz de controlar os sentimentos nas relações interpessoais.

#3 – Conheça os motivos da crítica

Antes de reagir com choro, grito ou pensamentos odiosos, procure entender os motivos da crítica. Peça detalhes e, se considerar uma injustiça, corra atrás de uma segunda opinião.

#4 – Não se sinta culpado

Você reagiu de forma emocional a uma crítica? Não se preocupe. Isso é normal do ser humano. De qualquer forma, procure não se culpar por esse sentimento. Errar é normal, ser corrigido também. Faça dessa experiência um novo aprendizado e um degrau para a sua carreira.

#5 – Faça uma autoanálise

Depois de ser corrigido no trabalho, faça uma autoanálise. Veja qual erro você cometeu e o que pode ser feito para melhorar o seu desempenho. Sinta-se encorajado a melhorar e a lutar por feedback positivos.

#6 – Seja maduro e mantenha a calma

Você recebeu a crítica e entendeu os motivos. Agora, justifique o erro cometido e se comprometa a não repetir o comportamento novamente. Essa é a melhor reação que um profissional maduro e calmo pode ter ao seu criticado.

#7 – Ser flexível é tudo

Procure enxergar a situação por todos os ângulos, pois somente assim é possível descobrir se o outro realmente tem razão. Jamais se faça de vítima. Tenha hombridade para aceitar e compreender o erro.

#8 – Aprenda com o erro

Aprenda com o erro que você cometeu e não fique se culpando eternamente. Se for preciso, peça ajuda aos colegas de trabalho ou mesmo ao chefe para corrigir os pontos negativos. A humildade e a vontade de melhorar são atributos de um bom profissional.

E lembre-se: somente os profissionais que conseguem lidar com as críticas no trabalho possuem chances de crescimento na carreira. Quem reage de forma má educada ou dramática ao ser criticado revela que não possui inteligência emocional, algo muito valorizado no mercado de trabalho atualmente.