Uma entrevista de emprego é sempre uma circunstância que tem a capacidade de deixar qualquer um nervoso e não acontece apenas na primeira vez! Na verdade é uma notícia que nos deixa felizes, mas ao mesmo tempo ansiosos e impacientes. Automaticamente invadem-nos pensamentos como “e agora?”.

A entrevista de emprego é nada mais que o primeiro contacto que o indivíduo tem com a empresa, na qual a função do entrevistador não é simplesmente fazer perguntas para ir eliminando candidatos. Com o contacto direto, o entrevistador pretende conhecer realmente a pessoa que procura emprego, com o objetivo de conhecer as suas capacidades para um bom desenvolvimento produtivo da empresa.

E agora?!

Quando as empresas abrem as suas portas para novas oportunidades de emprego, elas procuram o funcionário perfeito, ou seja, aquele que seja capaz de exercer a sua função corretamente. Para tal, uma das competências que as pessoas devem ter quando se apresentam numa entrevista de emprego é a capacidade de demonstrar que estão preparados para aquele cargo. Por vezes, fatores como o nervosismo dificultam este fator, mas a melhor estratégia para combater este estado de ansiedade é tentar ser você mesmo.

Uma das formas para o entrevistado estar melhor preparado para este desafio é informar-se acerca da empresa. Desta forma, o candidato consegue estar dentro do assunto, conhecendo melhor os objetivos e valores da empresa, apresentando, assim, argumentos a seu favor.

Uma outra estratégia que se deve ter em atenção, não só nestas situações, mas também no dia-a-dia, é o cuidado com as palavras utilizadas.

O candidato deve pensar no que vai dizer, fazendo uma espécie de esboço, não só para já ter um discurso preparado para tornar a tarefa mais facilitada, como também evitar erros de Português e evitar redundâncias, respondendo apenas àquilo que lhe é perguntado.

Pode dizer-se que os tempos de hoje são ditados pelas aparências das pessoas e, numa entrevista de emprego, ainda mais se tem em atenção esse fator. A entrevista de emprego é a única oportunidade que o candidato tem de se apresentar ao entrevistador, sendo aquela a imagem de apresentação que fica. Portanto, o objetivo é causar uma boa impressão; o candidato nem deve cometer exageros na sua aparência, nem apresentar-se com um ar desleixado. O ideal será utilizar, por exemplo, um bom perfume, acessórios, penteados elaborados e um vestuário adequado à situação, tendo sempre em atenção o equilíbrio.

Com esforço tudo se consegue

Para concluir, uma entrevista de emprego é algo que deixa qualquer um nervoso e ansioso, pois é um momento que nos põe à prova em relação às nossas competências, mas também é algo que nos deixa radiantes quando o conseguimos.

Tudo com um pouco de esforço se consegue e o ideal para estar preparado para estas situações é aprender a saber expressar as suas ideias de uma forma sucinta, respondendo apenas àquilo que lhe é perguntado de uma forma objetiva, demonstrando confiança em si próprio. O candidato não se pode esquecer que aquela é a sua oportunidade e que todas as suas atitudes, ou ausência delas, vão ser avaliadas, cabendo-lhe preparar-se da melhor forma possível, garantindo assim uma maior probabilidade de conseguir o pretendido.

Fonte: BlastingNews