Se você chegou até aqui, já pode se sentir vitorioso, pois, em geral, passou pela triagem de currículos, entrevista de pré-seleção e dinâmica de grupo.

A chamada entrevista de emprego é o momento mais importante do processo seletivo. Essa entrevista pode ser realizada somente pelo RH, por ele em conjunto com o gestor da área requisitante ou chefe imediato do futuro colaborador. Para obter sucesso nessa entrevista, é fundamental conhecer você mesmo e a empresa que irá visitar.

1- Conheça a organização

A melhor maneira de conhecer a empresa é pesquisando na internet: Verificando o site, página do Facebook, página do Linkedin, saber quanto tempo ela tem no mercado, quais os principais clientes do negócio ou ramo, e possíveis notícias vinculadas a ela.

Mas não se prenda a essas informações superficiais. Tenha maior atenção aos movimentos que a empresa vem fazendo, tais como: inauguração de novas unidades, lançamento de novos produtos ou serviços, prêmios recebidos, concorrentes, etc. Se possível inclua uma visita a uma de suas lojas ou filiais, se for alguma empresa do varejo ou de serviços, mesmo que você costume frequentá-la como cliente. Faça a visita como se você fosse um colaborador: o que você enxerga?

Todas essas informações o contribuirão para uma visão mais realista da empresa e irão ajudá-lo durante a entrevista.

2- Conheça você mesmo

É importante ter clareza sobre suas qualidades, sem superestimar ou subestimar alguma, e que possa se portar tomando base em fatos e depoimentos de colegas e superiores, sem se sentir constrangido. Fazer propaganda de si mesmo pode ser muito vantajoso.

Igualmente é importante saber quais são seus pontos fracos, e estar fazendo algo para minimizá-los. Fuja do clichê e não diga que seu defeito é ser perfeccionista. Além de “batido”, se você não tiver evidências claras para comprovar por que isso é realmente um defeito no seu comportamento, a sua imagem perante ao entrevistador pode ser comprometida.

É comum, responder que suas qualidades são: ser organizado, ágil, pontual, etc. Mas o que importa realmente é se você sabe quais são seus pontos fortes. Qual é o seu diferencial competitivo enquanto profissional? Diversos profissionais não se conhecem, porque para saber quais são suas forças e fraquezas é preciso ter clareza também de quais são seus valores, suas crenças e suas limitações.

Muitas empresas tem o costume de fazer a  Análise SWOT – uma ferramenta de que possibilita a análise dos pontos fortes,fracos, e as oportunidades e ameças que uma organização possui, relacionados ao mercado em que atua.

Da mesma forma, você deve fazer essa análise. Por isso o autoconhecimento faz tanta diferença. Pergunte a si mesmo: Em que se considera bom? Quais competências ou talentos você possui? Valem tanto conhecimentos específicos quanto competências comportamentais e de relacionamento.Quais são as evidências de que têm esses talentos ou qualidades, ou seja,  em quais comportamentos ou situações está se baseando para listar esses pontos?

Depois avalie: Em que poderia melhorar? Que competências considera importante, mas acredita que estão pouco desenvolvidas? Quais são suas dificuldades? Analise também quais serão os riscos ou ameaças se não desenvolver os pontos que listou. Como eles podem te impedir de alcançar seus objetivos? Desta maneira, terá uma ideia mais clara de você mesmo.

3- Se prepare para a entrevista

Por fim, procure se preparar para a entrevista seguindo  as dicas abaixo:

  • Treine a entrevista em casa imaginando o que pode ser perguntado. Também vale usar um amigo, parente ou até mesmo o espelho como selecionador. O importante é estar seguro e confiante da sua capacidade e do que vai falar.
  • Separe a roupa do dia seguinte com antecedência. Nada de excessos. Vá com uma roupa discreta, com a qual você se sinta bem. Para as mulheres, a dica é: evite barriga de fora e decotes e acessórios em excesso. Para os homens, faça barba, e, se possível, apare os cabelos. Nada de camisa aberta.
  • Tenha autoconfiança, demonstre energia, entusiasmo e disposição em conseguir a vaga e começar a trabalhar. Não se sinta menosprezado nem aja com desespero. Não fale mal do seu emprego anterior.
  • Imprima um currículo e leve com você caso o entrevistador solicite. Lembre que nem sempre a pessoa que conduziu outras etapas do processo será a mesma que conduzirá a entrevista final. Lembre-se de checar se há tinta e papel antes, para que  a impressão seja de boa qualidade.
  • Investigue o caminho que você vai precisar fazer para chegar na empresa e quanto tempo leva. Se você não conhece muito bem o lugar, separe uns 15 minutos a mais, no caso de você se perder. O que não pode é chegar atrasado.
  • Se estiver muito nervoso, algumas horas antes tome um chá de camomila. Trate educadamente todas as pessoas com quem você vai falar na empresa. Cuidado para não ficar íntimo demais: nada de meu anjo, minha querida, amiga, etc….
  • Evite fumar, mascar chicletes, roer unhas e olhar demais no relógio enquanto aguarda sua vez. Desligue o celular assim que chegar na empresa.

Fonte: RHPortal