Você conseguiu aquela tão desejada promoção. Ou, simplesmente, conseguiu entrar neste tão disputado mercado de trabalho.

Certo.

E o que você fará daqui para frente?

Como você vai administrar sua carreira e atingir o sucesso que almeja?

Alcançar os objetivos é algo ótimo e traz muito satisfação pessoal. E claramente todos querem se manter no mesmo nível ou avançar. O que se torna o próximo desafio. Por isso, é importante gerenciar sua carreira como um processo interminável. É necessário aprender a cuidar dela e trabalhar certos aspectos.

Neste texto, vamos apresentar algumas práticas que colaboram para você desenvolver sua vida profissional com sucesso.

FAÇA UM PLANEJAMENTO DA SUA CARREIRA

Contanto que você tenha humildade, não é um pecado desejar crescer profissionalmente. Fazer um planejamento da carreira é um excelente meio de gerenciá-la com cuidado. Independentemente de quem está iniciando no mercado ou já está estabelecido nele, esse processo deve acontecer constantemente a cada avanço que você fizer. Ter um objetivo e determinar metas de chegar até ele te dará ânimo para correr atrás do sucesso.

Certos elementos devem ser levados em consideração neste momento: família e sociedade. O primeiro pode influenciar na forma com que você guiará sua carreira e determinar os seus objetivos, por exemplo: obter uma posição que dê estabilidade financeira para cuidar de um recém-nascido. O segundo se refere a fatores externos, como o mercado na sua região, as expectativas de crescimento dentro dele, a situação econômica do país, entre outras influências.

Faça um exercício constante de revisar suas metas, adapte-as de acordo com a sua realidade e estude todas as possibilidades. Diante de um imprevisto, mantenha o otimismo e refaça seu planejamento para continuar evoluindo. Tudo isso te direcionará para novas atitudes que levarão ao sucesso.

TENHA AUTOCONHECIMENTO

Conhecer a si mesmo é essencial em vários campos da sua vida. É importante para a parte profissional saber os próprios prontos fortes e fracos. E ter certeza da própria personalidade ajuda no planejamento da sua carreira. Isso é uma ótima forma de evitar decisões erradas que podem atrapalhar seu caminho para o sucesso.

Elimine a possibilidade de você aceitar trabalhos que não combinem com o seu perfil. Você estará ciente que aquela oportunidade pode ser muito boa, porém não será feliz exercendo aquela função, por exemplo.

ESTUDE, MANTENHA-SE ATUALIZADO E DESENVOLVA COMPETÊNCIAS

O autoconhecimento faz você compreender melhor suas habilidades e descobrir quais precisam evoluir. Principalmente, aquelas que vão colaborar para o seu crescimento profissional: se elas estão relacionadas com o seu objetivo de carreira, trabalhe para melhorá-las.

Estude e mantenha-se atualizado em sua área de atuação. Faça cursos de especialização, conclua MBAs, participe de palestras. Tudo que contribuir para o seu desenvolvimento será bem-vindo e você acrescentará mais um item ao seu currículo.

Mostre que você está preparado para novos desafios se aperfeiçoando para ser um profissional melhor. Isso é excelente para obter êxito na sua busca pelo sucesso profissional.

NUNCA SE ESQUEÇA DE PRATICAR NETWORKING

Use sua rede de contatos a todo o momento, continue alimentando sua lista mesmo após se estabelecer no mercado de trabalho. Não basta apenas adicioná-los em redes profissionais: é necessário se mostrar presente para eles. É preciso ser visto e ser lembrado.

Interaja com eles, troque experiências e mostre-se útil para essas pessoas. Assim como um colega te ajudou a chegar na sua posição atual, você pode ajudar outras pessoas a ter sucesso na carreira profissional.

TRABALHE SEU MARKETING PESSOAL

Como um complemento do networking, invista no marketing pessoal. Existe uma série de atitudes positivas que ajudam a desenvolver esse exercício. Por exemplo, ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho, ser flexível, saber trabalhar em equipe e estar disposto a mudanças.

Ser bem quisto pelas pessoas é um excelente meio de construir uma carreira de sucesso.

BUSQUE ORIENTAÇÃO DO COACHING

Mesmo que você tenha um planejamento bem definido, consultar um coach de carreira traz ótimos benefícios. Um especialista mostrará se você está cumprindo suas metas de forma correta, apontará novos caminhos e soluções.

Não tenha vergonha de buscar ajuda deste profissional, ele vai pode ser de extrema importância nesta busca pelo sucesso profissional.

Fonte: Administradores