Nesta quinta-feira (17) o pagamento do novo lote do abono salarial do PIS/Pasep do ano-base 2017. Nesta sétima etapa, os trabalhadores do setor privado nascidos em janeiro e fevereiro receberão o dinheiro do PIS, através da Caixa.

Já os funcionários públicos com final da inscrição número cinco receberão o dinheiro do Pasep, através do Banco do Brasil. Tanto na Caixa quanto no Banco do Brasil, é possível sacar ou transferir o valor do benefício para sua conta em outros bancos.

O valor do benefício é proporcional ao tempo trabalhado formalmente em 2017. Assim, quem esteve empregado o ano todo recebe o valor cheio, equivalente a um salário mínimo (998 reais). Quem trabalhou por apenas 30 dias, por exemplo, recebe o valor mínimo, que é de 84 reais —ou 1/12 do salário mínimo—, e assim sucessivamente.

A estimativa da Secretaria de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, é que mais de 2,8 bilhões de reais sejam pagos a aproximadamente 3,4 milhões de trabalhadores.

Tem direito ao abono salarial quem trabalhou formalmente por pelo menos um mês em 2017 com remuneração média de até dois salários mínimos.

Além do tempo de serviço, para ter direito ao abono de 2017, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Trabalhadores poderão sacar o abono referente ao ano-base 2017 até 28 de junho de 2019. Quem nasceu de julho a dezembro recebeu o benefício em 2018. Quem nasceu entre janeiro e junho vai sacar o dinheiro neste ano.

Como sacar o abono do PIS/Pasep

Trabalhadores da iniciativa privada podem retirar o dinheiro na Caixa Econômica Federal. É preciso apresentar um documento de identificação e o número do PIS/Pasep.

Quem tiver o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em casas lotéricas. Também é possível obter informações sobre o PIS pelo telefone 0800-726-02-07 ou pelo site da Caixa.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se o Banco do Brasil depositou o dinheiro na sua conta. Se isso não aconteceu, precisam procurar uma agência do BB e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01.

Veja o calendário de saque

PIS

 (Caixa/Reprodução)

Pasep

 (Banco do Brasil/Reprodução)

Fonte: EXAME