Ser produtivo é duplamente benéfico: além de dar melhores resultados para o seu empregador, você consegue ter jornadas mais curtas e investir na sua vida pessoal.

Para administrar bem o seu tempo, porém, é preciso desviar de uma série de armadilhas — da tentação de ver um vídeo divertido na internet às frequentes interrupções dos colegas de trabalho mais agitados.

Segundo uma recente pesquisa do site CareerBuilder com mais de 3 mil profissionais e cerca de 2 mil executivos de RH nos Estados Unidos, 75% das pessoas perdem pelo menos duas horas do expediente com distrações.

Desenvolvida com o propósito de facilitar e agilizar tarefas, a tecnologia aparece no estudo como a grande vilã da concentração.

Celulares e mensagens de texto são o motivo mais citado pelos entrevistados para sua improdutividade, com 55% das menções. Internet e redes sociais também estão no topo do ranking, com 41% e 37%, respectivamente.

Os smartphones, em particular, são ímas para os distraídos: 83% dos trabalhadores deixam o aparelho sob seu campo de visão e 66% dizem que acessam o gadget várias vezes ao dia enquanto trabalham. Os principais usos não-profissionais dos celulares vão de aplicativos de mensagens (65%) a jogos (24%).

De acordo com Rosemary Haefner, chefe de recursos humanos no CareerBuilder, a solução não é se desconectar da tecnologia, mas saber usá-la com responsabilidade.

“Nós precisamos usar esses aparelhos no trabalho, mas estamos a um clique de distrações ligadas às nossas vidas pessoais, como as redes sociais”, diz ela em nota. “A conectividade não é algo ruim, mas precisa ser gerenciada”.

Dito isso, é importante reconhecer que a tecnologia não é a única culpada pelo baixo rendimento no trabalho. Alguns fatores, como a fofoca (39%) ou o bate-papo excessivo com os colegas (27%), existem desde muito antes da invenção do primeiro computador.

Veja a seguir as 10 piores armadilhas para a produtividade, segundo o estudo:

Obstáculo para a produtividade Entrevistados que mencionaram o obstáculo
Celulares / Mensagens de texto 55%
Internet 41%
Fofoca 39%
Redes sociais 37%
Bate-papo com colegas 27%
Intervalos para fumar ou comer 27%
E-mails 26%
Reuniões 24%
Ruídos causados por colegas 20%
Trabalhar em um cubículo 9%

 

Fonte: Exame.com