Quem estamos tentando enganar? O mundo do trabalho de uma maneira geral foi feito para a pessoa diurna. Um estudo mostrou que funcionários que chegam no escritório mais cedo eram julgados de forma mais favorável por seus chefes do que os que chegavam atrasados – mesmo se os que chegassem cedo saíssem cedo.

Infelizmente, não é todo mundo que tem o ânimo (ou vontade de existir) antes das 11 da manhã. Mas isso não significa que seja impossível.

No Quora (uma plataforma de pesquisa), mais de 100 usuários responderam à pergunta: “Como me tornar uma pessoa diurna?”

Abaixo, listamos algumas das dicas mais criativas e práticas para se aplicar no nosso dia a dia. Por isso, mesmo que você esteja lendo este artigo na madrugada, ainda existe uma chance de você começar acordar cedo a partir de amanhã.

1. Pare de usar o modo soneca
Quem nunca usou o botão da “soneca” para “descansar” mais um pouquinho?

Assim como uma colunista do Business Insider reportou, quando você aciona o botão Soneca e volta a dormir, você entra em um novo ciclo de sono que você não será capaz de sair. O resultado pode ser você ficar sonolento durante o resto do dia.

Uma outra usuária respondeu que tudo começa em ter um mindset correto. “Antes de você ir pra cama, fale para si mesmo que você vai acordar antes do seu alarme tocar”, ela disse. “Você NÃO vai usar o botão soneca. Visualize você acordando e imediatamente pulando da cama.

2. Pense em algo por que você é grato
Começar sua manhã com uma atitude positiva pode ajudar a moldar suas atividades do dia.

“Existe uma correlação direta entre gratidão e felicidade, por isso comece seu dia expressando gratidão”, Gandinni escreveu.

O insight de Gandinni tem embasamento em uma pesquisa. Psicólogos positivistas pediram para pessoas que toda noite escrevessem 3 coisas boas que aconteceram durante o dia, seguido de explicação do porque de terem escrito. Você pode, aliás, facilmente adaptar este exercício para a manhã e pensar sobre 3 coisas que você é grato, de forma geral!

3. Use “sessões escuras” antes de ir dormir
O usuário Andy Ooi disse que usa “sessões escuras” toda noite – ele desliga todas as formas de tecnologia e iluminação por 10 a 30 minutos antes de começar a se planejar para dormir.

“Curta a escuridão”, ele disse. “Você irá ter sentimentos primários, como um homem da caverna novamente”.

A ciência sugere que usar tecnologias digitais antes de dormir pode tornar mais difícil dormir e se manter dormindo. Isso porque a luz azul emitida pelas telas podem interferir na produção melatonina, o hormônio do sono, que essencialmente diz para o corpo se manter acordado.

4. Acorde e se mexa
Muitos usuários recomendaram fazer seus exercícios diários pela manhã. Ananya Neogi sugere simplesmente se alongar.

“É uma ótima forma de colocar seu corpo em movimento e fazer seu sangue circular, e é especialmente indicado para pessoas que não conseguem raciocinar muito bem pela manhã”, ela escreveu.

E ainda um bônus para os que querem perder peso: Segundo Erin Brodwin reportou, se exercitar antes do café-da-manhã ajuda com a perda de peso e te proporciona mais energia ao longo do dia.

5. Beba água
Toda noite enquanto você dorme, você exala água, o que significa que você já acorda um pouco desidratado.

Neogi disse “Pessoas acordam melhor se elas estão hidratadas. Passar muito tempo sem beber água pode fazer você se sentir desmotivado e preguiçoso. Deixe sempre um copo ou jarra de água próximo de sua cama e tome quando você acordar.

6. Escreva algo
Se deixar seu corpo em movimento pode ajudar, deixar sua mente também pode ajudar muito. Você pode escrever qualquer coisa – o que você estiver pensando, o que você é grato, seus objetivos – portanto que seja estimulante.

Escrever pode ajudar você a se “sentir feliz e motivado para começar bem o dia”, disse um usuário.

7. Desenvolva uma rotina
“Deixe seu corpo ser usado para a rotina… vai fazer com que você consiga lidar melhor com as manhãs”, escreveu Charles Kins.

Alguns cientistas dizem que nossa força de vontade é limitada, e quando nós tentamos expandi-la no começo do dia tentando decidir o que fazer depois, nós temos menos tarefas não cumpridas no fim do dia quando precisamos nos concentrar no trabalho.

Tente deixar seu cérebro agir no automático pela manhã e conserve estes recursos mentais para quando você realmente precisa deles – veja se isso ajuda.

Fonte: Exame.com