O amplo acesso à tecnologia é um dos fatores responsáveis pelo aprisionamento dos profissionais aos e-mails e mensagens instantâneas ligados ao trabalho. Mas a modernidade não eliminou a importância do repouso e aproveitar os momentos de folga requer mudança de comportamento.

“O repouso cumpre duas funções básicas: manter a saúde do trabalhador, evitando desgaste excessivo, e manter o padrão de rendimento e produtividade, uma vez que a realização do trabalho sem descanso leva à perda do desempenho”, afirma Adriano Peixoto, presidente da Sbpot (Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho).

A seguir, veja algumas estratégias saudáveis para não fazer do descanso uma extensão do seu mundo corporativo.

Consultoria: Adriano Peixoto, da Sbpot; Ana Cristina Limongi-França, psicóloga organizacional e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho da USP (Universidade de São Paulo); Marcia Luz, especialista em comportamento e administração de recursos humanos; Fabio Appolinário, doutor em psicologia pela USP e diretor do IPPC Brasil (Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento). 

  • Defina seus horários com rigidez

    Se vez ou outra você precisar ficar a mais no trabalho, sem problemas, mas não faça disso um hábito. Portanto, dias de folga devem ter seu objetivo alcançado, não exerça o lado profissional fora de hora.

    Planeje o trabalho

    Se o trabalho tomou conta da sua vida fora do expediente, é preciso observar se não está se considerando insubstituível. Em alguns casos, é preciso delegar mais tarefas e responsabilidades. Não fazer mais do que a sua capacidade evita o esgotamento, que, aliás, não interessa a ninguém. Uma maneira de conseguir dizer “não” às demandas exageradas é ter consciência do que você já faz.

    O celular não é parte do seu corpo

    Um dos grandes erros é achar que o mundo vai parar de funcionar se você não estiver conectado 24 horas. Tente lembrar que o celular não precisa acompanhá-lo por todos os cômodos da casa, por exemplo.

    Faça atividades prazerosas

    Além da vida profissional, a pessoal também precisa de atenção e planejamento. Por isso, não deixe para familiares e amigos o tempo que sobrar, pois assim você se tornará ausente dos compromissos sociais. Para dar certo, tenha os momentos de lazer pré-definidos na agenda, com data e horário marcados.

    Não vire a agenda dos outros

    Muitos profissionais já acordam com o e-mail em mãos por causa do acesso remoto pelo celular. Segundo os especialistas, ao contrário do que pensamos, não estamos sendo produtivos e adiantando o trabalho. Atitudes como essa acabam deixando seu dia ser pautado pelo que os outros desejam. Por isso, antes de tomar seu café, por exemplo, e se sentir pronto para começar a jornada diária, deixe os aparelhos eletrônicos de lado.

    Tenha horário para as mídias sociais

    Se a sua dinâmica de trabalho permitir, estabeleça um horário no dia para checar e-mails e mensagens diversas das redes sociais. Para conseguir deixar a consciência tranquila com tal atitude, lembre-se de que se for algo superimportante entrarão em contato por telefone. A prática acaba por doutrinar também as pessoas que trabalham com você, além de melhorar a produtividade, pois não é preciso conferir as plataformas de comunicação o tempo todo.

    Viva o momento presente

    Você não terá sucesso com nenhuma das dicas acima se não escolher quais são as suas prioridades, pois todo mundo precisa ser dono do próprio tempo. Você merece viver de forma plena todos os momentos, seja para saborear uma comida ou assistir a um filme.

    Por: Thais Carvalho Diniz/ Fonte: Uol