Em artigo para a Forbes, a médica Natalia Aarao alerta para alguns hábitos no trabalho que podem ter consequências sérias e levar até a morte.

“A vida corrida em um escritório pode ser muito perigosa. É na rotina profissional que nascem os principais problemas causadores do infarto. Por conta disso, é importante planejar bem o trabalho para evitar hábitos prejudiciais à saúde, adotados para compensar situações como falta de tempo ou muitas tarefas acumuladas”, diz.

1. Fast-Food

Alimentação é com certeza um fator crítico para a maioria das pessoas que trabalham fora de casa. E uma das piores escolhas é também uma das mais optadas.

Se você é daqueles que não quer sair do escritório nem para comer, se organize e leve alimentos saudáveis da sua casa: frutas, hortaliças, fibras, minerais e laticínios com baixos teores de gordura. Ande sempre com barrinhas de cereais no bolso para os intervalos. Evite refrigerantes”, adverte.

2. Sedentarismo

Sabia que quem não se exercita possui um risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes?

“Uma nova pesquisa realizada no Canadá demonstra que apenas um minuto de exercício de alta intensidade pode melhorar a sua saúde, tanto quanto 45 minutos de um treino moderado. Isso significa que você não pode mais dizer que não tem tempo suficiente para entrar em forma. Subir alguns lances de escada na hora de almoço pode propiciar um treino rápido e eficaz”, sugere.

3. Álcool

Uma taça de vinho aqui, outra ali tudo bem. O problema está na frequência e quantidade.“O álcool aumenta a pressão arterial e sua dose máxima diária recomendada é de até 30g de etanol para homens e 15g para mulheres. As quantidades máximas diárias sugeridas dos tipos de bebidas alcoólicas mais comuns são: 2 latas (350 x 2 = 700 ml) ou 1 garrafa (650 ml) de cerveja; 2 taças de 150 ml ou 1 taça de 300 ml de vinho; 2 doses de 50 ml de uísque, vodca ou outra bebida destilada”, explica.

4. Tabagismo

“Fumantes têm três vezes mais risco de sofrerem um ataque cardíaco do que as pessoas que não fumam. Além de causar dependência, o cigarro facilita o processo de adesão de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, e a formação de coágulos também é mais rápida nos tabagistas, o que pode levar ao infarto”, adverte.
5. Estresse

Cada vez mais frequente, causa mais danos do que muitos podem imaginar. É recomendado fazer pausas, por exemplo. relaxar, alongar, massagens, enfim, desconectar-se completamente do trabalho por algum tempo.

“O estresse leva à produção de adrenalina e cortisol, que causam estreitamento das artérias, aumento da pressão arterial e aumento do consumo de oxigênio pelo coração, além de diminuir a imunidade, favorecendo o aparecimento de doenças como o herpes”, alerta.

6. Sono ruim

“Dormir pouco e mal é um hábito que pode trazer efeitos imediatos muito ruins no dia-a-dia, como cansaço, sonolência e falhas de memória, por exemplo. No entanto, o maior risco é cardiovascular. A falta de sono leva à produção de cortisol e adrenalina, semelhante ao que ocorre no estresse. O indicado é um adulto dormir de 7 a 8 horas por noite”, recomenda.

7. Ficar sentado por muito tempo

A maioria dos escritórios não tem opções para trabalhar um tempo em pé, por exemplo. Recomenda-se mexer os pés para baixo e para cima e caminhar de tempos em tempos.

“Pessoas que ficam sentadas durante longos períodos, mesmo em escritórios, estão mais propensas a ter problemas circulatórios. Com o movimento reduzido, a tendência é a pessoa se desidratar, em função do ambiente seco, com ar refrigerado permanentemente ligado e ingestão de quantidade pequena de líquidos. As pernas incham, a pessoa fica desidratada e o retorno venoso diminui, favorecendo a formação de trombose, que podem migrar para o coração, causando um infarto”, conta.

Fonte: Exame.com