O que leva um profissional de determinada área a apresentar sentimentos de insatisfação, falta de prazer e desmotivação, que tornam seu trabalho algo penoso e sem sentido? Ou até mesmo quando começa a ter conflitos por valores divergentes com a empresa onde exerce sua profissão? Esse quadro negativo pode ser um sinal de que a pessoa necessita se reinventar e fazer uma transição de profissão ou carreira.

Para a psicóloga e master coach de carreira Thayana Benmuyal Barroso, 33 anos, em geral, isso ocorre quando alguém nutre um sonho de construir uma carreira diferente da sua, mas, por questões de segurança, acaba permanecendo onde está, seja atuando em uma empresa privada ou o serviço público. A especialista explica que ela própria é um exemplo de que, traçando um plano estratégico profissional, é possível sim investir em um plano B.

Há um mês Thayana deixou o cargo de gerente de Recursos Humanos em uma rede de supermercados para fazer hoje o que a satisfaz profissionalmente: auxiliar outras pessoas a alcançar um sonho profissional e de vida, tendo como foco visualizar com clareza os seus objetivos. Mas essa busca não é tão simples. No caso da master coach, foi preciso dedicar-se por 2 anos a um planejamento para, então, realizar a troca de carreira.

“Qualquer pessoa deve fazer um plano estratégico para saber onde quer chegar. No planeta, apenas 5% das pessoas sabem realmente o que querem para a vida profissional”, afirma Benmuyal. Autora do E-book que lista o “Passo a Passo para um Profissional de Sucesso”, a especialista ressalta que um coach de carreira pode ajudar a pessoa a traçar esse plano estratégico para descobrir seus talentos, habilidades e sua verdadeira vocação.

“O trabalho tem de estar alinhado com o que a pessoa gosta. Caso contrário, o profissional pode sofrer problemas psicológicos, emocionais, gerando seu afastamento das atividades”, reforça a especialista. Ela acrescenta que, quando o profissional faz o que gosta, exerce aquela atividade com maestria, obtendo satisfação pessoal e melhores resultados.

Fonte: DOL