Esse tipo de modalidade pode ser mais difícil para os concorrentes demonstrarem as habilidades que são capazes de desenvolver

A pandemia mudou completamente a forma como os processos de recrutamento e seleção são realizados. Atualmente, as empresas têm buscado fazer uma primeira entrevista por meio de ligação telefônica, para uma pré-seleção dos candidatos que os recrutadores desejam encontrar pessoalmente.

O problema é que esse tipo de modalidade pode ser mais difícil para os concorrentes demonstrarem suas habilidades. Para ajudar nesse processo, confira abaixo cinco dicas importantes – as informações são do Business Insider.

1 – Prepare-se para sinal ruim e outros problemas técnicos

Os candidatos devem se certificar e se programar para que não haja problemas técnicos durante o horário agendado da entrevista. Recomenda-se que os concorrentes chequem o sinal de celular e internet, a carga da bateria e se é preciso atualizar algum software de maneira antecipada. Os entrevistadores não estão interessados nas razões pelas quais algo deu errado. Então é melhor se precaver e eliminar qualquer problema por meio de medidas preventivas.

2 – Faça anotações

De acordo com a consultoria Michael Page, os candidatos deveriam ter em mãos todos os tipos de anotações que possam ajudá-lo durante o recrutamento remoto. “Entrevistas por telefone fornecem uma oportunidade única de ter seu currículo, especificações de trabalho, pesquisa sobre a empresa e anotações pessoais diante de você. Pportanto, tenha-os à mão e faça uso deles enquanto pode”, defende a empresa.

Em entrevistas presenciais, pode parecer desajeitado procurar anotações enquanto o entrevistador fala. Porém, ao telefone, usá-las para checar se falou tudo o que sabia a respeito de determinado assunto pode ser bastante útil. Além disso, elas podem servir de guia quando os concorrentes não sabem o que fazer ou dizer.

3 – Não fale muito e nem rápido demais

Em entrevistas de emprego por telefone, o ideal é falar calmamente. O conselheiro de carreiras Molly Beck sugere, inclusive, falar mais devagar do que de costume. “Fale devagar o tempo todo, um pouco mais devagar do que na vida real”, comentou em uma postagem no site The Muse.

O especialista ainda aconselha que os candidatos esperem um pouco para responder aos entrevistadores em conversas remotas, pois, como não há imagem, não há como saber quando exatamente a pessoa terminou realmente de falar. Segundo o especialista, por meio da espera, você evita interrupções indesejadas de ambos os lados.

No livro The Essential Phone Interview Handbook, o autor Paul Bailo também sugere aos candidatos falar o menos possível. “Quanto menos você falar e quanto mais ouvir, melhor será a entrevista por telefone.”

4 – Fique confortável

Os interessados na vaga devem realizar as entrevistas remotas em ambientes em que sintam confortáveis. “Elimine o ruído de fundo, por exemplo, de crianças pequenas e animais de estimação. Tenha um copo d’água à mão. Imprima seu currículo e marque as partes que deseja realçar na conversa”, ensina o headhunter Jorg Stegemann.

Bailo complementa que os candidatos devem se sentar à mesa ou andar ao redor da sala, de modo que as anotações estejam sempre ao alcance. “Isto o ajudará a dar respostas profissionais”, defendeu.

5 – Encerre a ligação corretamente

Por fim, os especialistas sugerem não encerrar a ligação com “obrigado” ou um aceno de adeus. Segundo Dana Case, diretora de operações do MyCorporation.com, o ideal é se encaminhar para o final da entrevista perguntando se há mais alguma informação que o recrutador deseja saber.

“A melhor maneira de iniciar a transição para a parte final da entrevista é perguntar ao entrevistador: ‘Há mais alguma coisa que você gostaria de perguntar?’”, complementou Case em reportagem ao site Monster.

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2021/08/5-dicas-de-como-se-portar-em-uma-entrevista-de-emprego-por-telefone.html

Cadastre ou atualize seu currículo na Curriculum: https://www.curriculum.com.br/01_10.asp