Se as pessoas do ambiente de trabalho estão brigando, uma tarefa impossível é tentar mudar o comportamento da noite para o dia. Algumas atitudes pessoais, entretanto, podem ajudar a melhorar o “climão”.

Para isso, é preciso ser aquele que faz o primeiro movimento e ousa mudar uma atitude ou conduta até então rotineiras.

A revista “Inc.” enumera quatro hábitos básicos que podem ajudar a conquistar um clima harmonioso na empresa. Confira:

1. Identifique a atitude imprópria que pode estar por trás do comportamento indesejável
Ele reflete, na maioria das vezes, a forma como as pessoas se sentem em relação aquilo que as cerca. Muitas vezes, ajustar as atitudes que acompanham um temperamento mais instável pode ser um bom começo para solucionar os problemas do dia a dia. Saber a raiz do problema e ter consciência dela é importante para reconhecer alguns errinhos que muitas pessoas optam por esconder de si mesmos, impedindo qualquer solução.

2. Determine o que reforça essa atitude ou comportamento
Quando uma postura se torna recorrente, ela pode estar sendo reforçada negativamente por fatores externos que alimentam uma conduta errônea todos os dias. Um espaço tóxico ou uma rotina destrutiva podem estar reforçando a negatividade presente no dia a dia. Estar consciente do ciclo vicioso que alimenta hábitos impróprios já é um bom passo para pensar como promover uma mudança.

3. Promova as mudanças indispensáveis
Ninguém é obrigado a se manter rodeado de coisas negativas. Uma vez que as fontes do problema forem identificadas, basta agir para as evitar. Algumas ações e alterações no cenário e na postura serão necessárias para construir a saída do labirinto da negatividade. Não se exponha a pessoas ou grupos que podem contaminar seu caminho.

4. Substitua tudo que negativo por novas opções
Para mudar, é preciso substituir as posturas indesejáveis com as opções que trarão melhores resultados. Depois de identificar e eliminar a prática indesejável, substitua-o por uma atitude mais positiva. Muitas coisas podem ajudar. Vale a pena procurar relações mais saudáveis, conhecer pessoas que tragam boas energias para o local de trabalho e focar em coisas realmente produtivas e relevantes para o ambiente corporativo.

Fonte: PEGN