Manter os funcionários motivados no dia a dia é um fator determinante para o sucesso de um negócio. Com pessoas que dão o melhor de si no ambiente corporativo e participam ativamente junto aos chefes, os empreendedores não precisam se preocupar com novas contratações e treinamentos para funcionários, passando a confiar naqueles que já estão dando certo.

No entanto, nem sempre é fácil engajar um time. Com o objetivo de auxiliar o empreendedor nesta tarefa, a “Entrepreneur” listou algumas dicas para deixar seus funcionários mais felizes e motivados. Confira:

1. Identifique os funcionários que mais se destacam
Saber quem são as pessoas talentosas ao seu redor é importante para saber como motivá-las todos os dias. Essas pessoas em destaque são aquelas com boas habilidades de comunicação e curiosas para entender o funcionamento da empresa como um todo.

Por isso, normalmente, elas estão sempre dispostas a buscar melhorias e adotam posturas confiáveis. Dar feedbacks e incentivos para esses funcionários ajudará todo o time a atingir bons resultados.

2. Dê o exemplo
Um bom líder é aquele que reproduz o que delega aos funcionários. Delinear objetivos e tarefas em conversas e palestras devem andar junto com a possibilidade de conseguir realizá-las junto à equipe de empregados. Convencer uma equipe sem dar bons exemplos  de forma visível é praticamente impossível.

3. Entenda os gostos de seus funcionários
Quando os funcionários são apaixonados, eles são naturalmente mais comprometidos e produtivos. Converse com os membros do seu time sobre o que os motiva e use recursos para despertar essas habilidades.

Saber como conectar o trabalho e as responsabilidades com aquilo que os funcionários adoram é a chave para mantê-los como uma postura altiva e pró-ativa.

4. Crie um ambiente de trabalho alegre e produtivo
A estrutura do trabalho reflete muito no comportamento dos funcionários. Uma empresa limpa, confortável e organizada é essencial. Vale a pena apostar em espaços mais tranquilos, em que os funcionários possam relaxar.

O chefe pode também pode incentivar a equipe a decorar suas áreas de trabalho e promover atividades fora da rotina, como aniversários ou festas semanais, para quebrar a rotina e elevar a moral do time.

Fonte: PEGN