O prazo para as inscrições vai até 30 de setembro ou até acabarem as vagas

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) lançaram, nesta semana, 6.135 vagas para cursos gratuitos de qualificação, técnicos e aperfeiçoamento profissional. As vagas são do Programa Senai de Gratuidade Regimental e do DF Inova Tech, uma parceria da instituição com o governo local.

“Nossa missão é qualificar todos para o mercado de trabalho. Nós, do GDF, temos um compromisso com o futuro profissional do aluno. Já entregamos 521 certificados e foram formadas 42 turmas. Temos uma estimativa de oferecer 6 mil vagas até o final do ano de 2021. E uma perspectiva de formar 20 mil alunos até 2022”, ressalta Gilvan Máximo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF.

Os cursos oferecidos são nas áreas de Alimentos, Automação Industrial, Automotiva, Construção Civil, Domótica, Eletroeletrônica, Energia GTD (geração, transmissão e distribuição de energia), Energias Renováveis, Gestão, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica, Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Vestuário. De acordo com os editais, há previsão de data para início das aulas, mas a convocação dos inscritos para matrículas será feita quando as turmas atingirem a quantidade mínima de alunos.

Há vagas nas escolas de Brasília, que ficam no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga. As turmas serão nos turnos matutino, vespertino e noturno, nas modalidades a distância, presencial e semipresencial, com 20% da carga horária de forma presencial e 80% ,a distância. Entretanto, para evitar a disseminação da covid-19, as turmas acontecem a distância e algumas contam com apoio de recursos tecnológicos ou com atividades presenciais para a parte prática.

Inscrição

As inscrições vão até 30 de setembro ou até o preenchimento das vagas. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível no site do Senai e anexar cópia do RG (frente e verso). Um e-mail de confirmação será enviado ao candidato logo em seguida.

É possível se inscrever em mais de um dos cursos oferecidos pelo Programa Senai de Gratuidade Regimental, desde que sejam em turnos distintos. Já para as capacitações do DF Inova Tech, é preciso concluir uma para se inscrever em outra.

Para cursos técnicos, é preciso ser maior de 16 anos e ter concluído ou estar cursando a 2ª série do Ensino Médio. Os pré-requisitos para as vagas estão disponíveis nos editais do Programa Senai de Gratuidade Regimental e DF Inova Tech.

O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição e o Senai-DF entrará em contato pelo número de telefone ou e-mail informado pelo candidato para agendamento da matrícula. As matrículas ocorrem de forma presencial e é necessário apresentar o original do RG, CPF, comprovantes de situação escolar e de residência, além da cópia de todos os documentos. Para o candidato menor de idade, é preciso também o RG e CPF do responsável legal.

O prazo para comparecer na unidade em que o curso será ofertado é de até dois dias úteis, com exceção da unidade Senai Brasília, em que as matrículas são realizadas em Taguatinga.

Modalidades de ensino

O curso de qualificação tem como objetivo a recolocação profissional do aluno ou sua inserição no mercado de trabalho. Já o curso de aperfeiçoamento profissional é destinado à ampliação, complementação ou atualização de competências de determinado perfil profissional. Em ambas as capacitações, as cargas horárias são de 20 a 400 horas-aulas (em média, de uma semana a quatro meses) e os concluintes recebem certificados.

Os cursos técnicos, no entanto, são de longa duração, com cerca de 1.200 horas-aulas (de um a um ano e meio). Esses formam profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da indústria e, ao fim, o aluno recebe um diploma.

Com informações da Agência Brasília

Fonte: Correio Braziliense