Pare e pense: em qual momento da sua vida você se sente plenamente feliz? Qual atividade você realiza que é capaz de lhe fazer esquecer do mundo à sua volta? Quando você se sente como se estivesse totalmente mergulhado em alguma atividade pessoal ou profissional este é o seu estado de flow, também conhecido como estado de fluxo. Flow, é um termo inglês, que significa fluir.

Nessa hora, razão e emoção, mente e corpo estão em perfeita harmonia, sua produtividade e seu poder de concentração estão no mais alto nível, nada é capaz de tirar sua concentração e você sente como se estivesse realizando algo realmente útil e valioso para você e para o mundo.

Chegar ao estado de flow não é algo comum e constante. Afinal de contas, nem tudo o que realizamos ao longo do dia nos preenche de maneira plena. Em muitos momentos nossas emoções estão focadas em determinada situação, nossa razão está imersa em outra e acabamos agindo de maneira totalmente diferente. E são esses conflitos que geram estresse e fadiga emocional.

Por esse motivo, é importante que encontremos atividades que nos permitam entrar em estado de fluxo. E não estamos falando apenas de trabalho. Você atingir o pleno equilíbrio entre razão e emoção cantando, dançando, assistindo a um filme no cinema ou a um programa de TV, lendo, montando um quebra-cabeça ou praticando esportes, por exemplo. Ao realizarmos essas atividades damos o nosso melhor, porque nos sentimos felizes ao realiza-las.

O importante é que você encontre a atividade que lhe permita desfrutar dessa sensação com mais frequência, pois ela forma uma barreira contra o estresse e eleva à potência máxima sua sensação de felicidade e satisfação.

O pai da teoria do flow

O chamado estado de flow ou estado de fluxo é uma teoria desenvolvida pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, na década de 70. Seus estudos para descobrir o que levava as pessoas a um estado pleno de felicidade resultaram-no livro “Flow: the psychology of hapiness” (“Fluxo: a psicologia da felicidade”, em tradução literal).

Em palestra ministrada no TED, Mihaly Csikszentmihalyi contou que, quando criança, durante a Segunda Guerra, via como a felicidade das pessoas desaparecia à medida que elas perdiam emprego, família e amigos. Ao buscar respostas
Mihaly Csikszentmihaly é de origem húngara. Em sua palestra no TED, ele conta que, durante o período da Segunda Guerra, quando ainda era criança, observou como as pessoas reagiam às tragédias decorrentes daquela situação. Disposta a entender o que faria a vida valer a pena, começou a estudar filosofia, religião e arte.

Mas foi uma palestra de Carl Jung, na Suíça, que o fez buscar respostas na psicologia. Na época, o famoso psicólogo falou de como as mandalas de origem Hindu eram reproduzidas no céu na tentativa de se recuperar a ordem diante do caos da guerra. A partir daí, Mihaly começou a pesquisar as raízes da felicidade.

Em um desses estudos, um artista disse que quando compunha algo que estava indo muito bem, entravam em estado de êxtase, como se sua identidade desaparecesse da sua consciência e suas mãos se mexessem sozinhas. Um poeta descreveu que esse êxtase como o abrir da porta que flutua no céu. Csikszentmihaly comentou na palestra que essa descrição é semelhante àquela feita por Albert Einstein ao imaginar as forças da relatividade.

Outro ponto interessante citado pelo psicólogo no TED é que o ser humano é capaz de processar cerca de 110 bits de informação por segundo. E lembra que para assistir à sua palestra, são utilizados cerca de 60 bits, o que prova a nossa dificuldade de ouvir duas pessoas ao mesmo tempo. Por esse motivo que entramos em estado de flow quando concentramos nossa energia em apenas uma atividade.

As sete condições para o estado de flow

Ainda na palestra, Mihaly Csikszentmihaly mostrou as 7 condições que se fazem presentes quando a pessoa está em estado de flow. Essas características resultaram das pesquisas que especialistas do mundo todo fizeram sobre o assunto:

1. Completamente envolvido no que você está fazendo, está focado, concentrado.
2. Sensação de êxtase, de estar fora da realidade cotidiana.
3. Sentimento de clareza, de saber o que precisa ser feito e quão bem está sendo feito.
4. Consciência de que a atividade é possível de ser feita, de que somos capazes de fazê-la.
5. Sentimento de serenidade: nenhuma preocupação sobre si mesmo e um sentimento de estar além das fronteiras do ego.
6. Perda da noção do tempo. Completamente focado no presente, com a sensação de que horas passam como minutos.
7. Motivação intrínseca: o produto não interessa tanto quanto a motivação de fazê-lo.

O estado de flow nos livra do medo de fracassar e permite que nossas competências e desafios se harmonizem, principalmente no que diz respeito ao campo profissional, levando os funcionários a trabalharem melhor e com mais foco e felicidade.

Portanto, as empresas que desejam levar seus funcionários ao estado de flow precisa saber alinhar as atividades diárias com o que eles gostam. É importante também criar bons planos de carreira, e metas interessantes, que ajudem as equipes a colocarem em práticas as habilidades que mais amam.

Fonte: Mundo Carreira