Os primeiros meses do ano sempre trazem consigo os desejos de realizar novos objetivos, sejam pessoais, sejam profissionais. No que diz respeito ao mercado de trablaho, conseguir um emprego melhor, ascender na empresa em que trabalha ou empreender em um novo negócio estão entre os objetivos mais desejados. Para dar dicas sobre o assunto, nós conversamos com a professora e coordenadora do Unit Carreiras, Janaína Machado.

Cada vez mais competitivo, o mercado de trabalho exige do profissional uma série de competências, e de acordo com Janaína, ter somente o diploma de ensino superior não é garantia de sucesso.

Segundo ela, é necessário que o profissional esteja sempre atualizado, capacitando-se e adquirindo novas habilidades para se destacar. “O diploma é extremamente importante, mas você precisa ter as competências, por que hoje o mercado contrata pelo currículo e demite pelo comportamento, então esse comportamento é o que as pessoas têm que buscar”, declara.

Foco, criatividade, proatividade, inovação e empreendedorismo, segundo ela, são competências básicas para aqueles que buscam ascender na empresa. “As pessoas se acomodam dentro das empresas achando que não precisam mais empreender dentro delas, elas precisam cada vez mais empreender no seu próprio cargo. As pessoas precisam ampliar a cabeça para esse tipo de pensamento, o ato de empreender na empresa em que trabalha, faz com que você mantenha sua empregabilidade em alta”, afirma.

Novos empregos

Já para aqueles que buscam iniciar um novo emprego, ela destaca que o profissional deve possuir as seguintes competências para ‘se dar bem’: conhecimento, habilidade e atitude. “Você tem que buscar sempre conhecimento, a habilidade que é colocar em prática esse conhecimento e a atitude, que é quando esse conhecimento se tornou tão automático que você já adquiriu competência naquilo que busca”, explica.

A busca pelo conhecimento, é, segundo ela, o primeiro passo para quem idealiza um novo emprego para carreira.“A gente precisa ler mais, tem diversos livros que tratam do assunto, que podem estar auxiliando, cursos que são focados nessa área de atuação que a pessoa queira melhorar e a pessoa tem que estar abertas a tecnologias. Quem não souber interagir com a tecnologia está fora”, destaca.

Empreendedorismo

Para os empreendedores, de acordo com Janaína, a busca pelo conhecimento também deve ser constante, já que eles precisam sempre estar atentos à concorrência. “Quem buscou a alternativa de empreender, tem que estar mais atento ainda às questões de inovações tecnológicas, porque, com certeza, passa por aí o negócio dele, e consequentemente ele vai sair na frente”, explica.

Egressas da Universidade Tiradentes, as amigas Stefany Nery e Gizelle Santos se formaram no curso de Administração e são exemplos do empreendedorismo que deu certo. Ambas tinham negócios separados, porém, desde 2016, resolveram se juntar e idealizaram a Feirinha das Variedades. “A gente criou a feirinha, e logo depois, percebemos que podíamos ter feito muito mais coisa, então estamos voltando com a segunda edição com a nossa versão”, explica Gizelle.

Fonte: InfoNet