Deixar a emoção de lado e proteger o funcionário estão entre as qualidades. Chefe pode liderar e ao mesmo tempo inspirar, obtendo bons resultados.

Todos os profissionais já tiveram chefes, alguns bons, alguns ruins e outros que não fizeram nada para ser lembrados. Mas será que você já teve um chefe inesquecível? Aquele que já esteve no mesmo cargo, que acreditou no seu potencial e apostou em seus projetos.

Segundo o World Economic Forum, esse tipo de chefe possui qualidades que podem não aparecer no papel, mas que fazem a diferença quando é necessário, até mesmo na cabeça e no coração dos seus liderados.

Veja abaixo 8 qualidades que um chefe inesquecível e memorável deve ter:

1 – Eles acreditam no inacreditável

A maioria das pessoas tentam alcançar o impossível e por isso grande parte dos objetivos e metas são impraticáveis.

Chefes memoráveis esperam mais, deles próprios e dos outros. Eles mostram o que deve ser feito para chegar lá, fazendo parte do processo e ajudando quando é preciso.

2 – Eles veem oportunidade na instabilidade e na incerteza

Problemas inesperados, obstáculos, imprevistos e grandes crises costumam tirar o sono dos chefes, que aguardam a ‘poeira’ baixar para fazer alguma coisa.

Poucos veem a crise como uma oportunidade e esse tipo de chefe aproveita o momento de instabilidade para fazer mudanças e buscar melhores resultados. Eles reorganizam para tranquilizar, motivas e inspirar.

3 – Eles deixam as emoções de lado

Bons chefes são profissionais, mesmo sendo humanos. Eles mostram um entusiasmo sincero quando as coisas vão bem, mas não escondem o descontentamento quando alguma coisa dá errado. O profissionalismo é admirável, mas o profissionalismo com uma mistura saudável de humanidade pode ser inspirador.

4 – Eles protegem os funcionários

Alguns chefes entregam a ‘cabeça’ dos seus funcionários de bandeja quando alguma coisa dá errado ou quando não alcançam o resultado esperado. Mas, esse tipo de chefe protege seu subordinado, pode até levar a bronca para depois transmiti-la para o profissional que errou.

5 – Eles já fizeram e ainda fazem isso

Não importa o que eles já realizaram no passado, os chefes memoráveis não se consideram bons demais para arregaçar suas mangas, se sujar e fazer o trabalho que precisa ser feito. Nenhum trabalho é considerado pequeno ou uma tarefa é considerada chata.

6 – Eles lideram pela permissão

Cada chefe tem um título e ele dá o direito de se dirigir aos outros para tomar decisões, organizar e instruir. Chefes memoráveis lideram seus funcionários porque eles querem aquele líder.

Os empregados são motivados e inspirados pela pessoa que lidera e não pelo título. Com suas ações e palavras, esse tipo de chefe faz o funcionário sentir que trabalhar com o chefe e não para o chefe.

 7 – Eles abraçam um propósito maior

Um bom chefe trabalha para alcançar os objetivos da empresa. Mas um chefe memorável também trabalha para desenvolver a carreira dos seus funcionários, para resgatar profissionais que lutam e para levar orgulho e autoestima para todos. Esse tipo de chefe ‘abraça’ um propósito maior por eles sabem que os negócios sempre são pessoais.

8 – Eles assumem riscos

Chefes memoráveis se destacam por tomar uma posição ou decisão impopular ou por apostar em projetos arriscados, e não por sua maneira de se vestir, de falar ou por seus interesses.

Eles inspiram os outros a alcançar seus sonhos por palavras, por ações e, mais importante, por exemplo.

Fonte: G1 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários