Buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil e tudo parece piorar quando chega a hora da entrevista. Este é o momento em que o profissional precisa controlar a pressão para não cometer erros bobos, acabando com suas chances de contratação.

O nervosismo também pode fazer com o que candidato não consiga se expressar direito e ele pode deixar de mostrar suas qualidades e habilidades.

Como na vida real não é possível refazer uma entrevista de emprego, o PayScale, site de carreira norte-americano, listou 5 dicas para ajudar os profissionais a encarar a tão temida entrevista. Veja abaixo:

Pratique e evite possíveis erros

Praticar a entrevista com amigos ou familiares pode ser uma boa saída para treinar. Inicialmente, o profissional pode falar tudo o que pensa e depois descobrir quais foram seus pontos fracos e o que não deve ser dito. A partir daí, ele pode ver quais são os principais problemas e corrigi-los.

Sorria

Sorrir pode ser uma boa saída para quem não se sente bem durante as entrevistas de emprego. O sorriso força o cérebro a pensar que a pessoa está feliz e isso pode fazer com que ele se sinta um pouco melhor.

Meditação

A meditação pode ser uma aliada para candidatos propensos à ansiedade. É muito difícil desligar o cérebro ou mudar o tipo de pensamento, mas a prática da meditação pode ajudar o profissional a lidar com a pressão.

Bananas

Os nutrientes presentes na banana podem ajudar a acalmar. Ainda não existem estudos que comprovem essa eficácia, mas na pior das hipóteses, ela será um lanche fácil para quando o profissional estiver nervoso demais para comer corretamente.

Cante

O nervosismo pode atrapalhar até mesmo a forma de falar do profissional, por isso é importante “treinar” antes da entrevista. O candidato pode cantar uma canção que gosta ou recitar algum texto ou poema para tornar a fala mais fácil e fluida na hora da conversa.

Fonte: G1