Seja com muito ou pouco estresse, boa parte dos trabalhadores costuma ganhar peso no trabalho. É o que mostra uma pesquisa recente do site CareerBuilder. Segundo o levantamento, as mulheres costumam ter mais chances de engordar do que os homens.

A idade e o cargo também se mostraram fatores de risco: 47% dos empregados entre 35 e 54 anos engordaram no atual trabalho e profissionais em cargos têm gestão têm mais chances de aumentar o peso.

Os pesquisadores ouviram mais de três mil funcionários americanos e constataram que mesmo em empresas com benefícios de bem estar, como academias, o ganho de peso é um problema. Enquanto um quarto dos empregados tem acesso a este tipo de benefício, 55% deles não utiliza as facilidades.

Sobre os motivos que colaboraram com o ganho de peso, para 53% dos entrevistados, o problema está em ficar sentado o dia todo. Estar muito cansado para ir à academia e comer demais por causa do estresse também são justificativas apontadas na pesquisa.

Além disso, o estresse é apontado como um grande vilão. Em ambientes de trabalho com alto nível de estresse, 77% dos funcionários alegam que engordaram. Em locais com baixo nível de estresse, o percentual é de 52%.

O estudo avaliou ainda os tipos de profissões que sofrem mais com o ganho de peso. Nestes setores, os funcionários tendem a engordar mais: Transporte, Serviços de saúde, Serviços financeiros, Vendas, Varejo, Manufatura e TI.

Fonte: PEGN