A Internet mudou completamente nossa forma de interagir com o mundo e vem mudando também a maneira de as empresas buscarem candidatos, bem como a forma de os candidatos buscarem emprego. Até uns anos atrás, o currículo era o único instrumento que os selecionadores tinham para conhecer melhor os candidatos antes de convocá-los para uma entrevista. Hoje em dia isso já é bem diferente.

O crescimento das redes sociais, blogs e microblogs tem feito destes o alvo das atenções e tornado estes sistemas a panaceia para todo tipo de problema. No entanto, há de se ter muito cuidado.

Tais serviços vêm sendo cada vez mais utilizados para ajudar selecionadores no processo seletivo e têm sido uma ferramenta muito interessante como complemento no processo de seleção. É cada vez mais comum os selecionadores, após lerem o currículo de um candidato ou mesmo durante o processo de entrevistas pessoais, partirem em busca dos perfis dos candidatos nas várias redes de relacionamento da Internet para conhecê-los melhor.

Mas, note, estou falando que as redes sociais são úteis e podem ajudar na etapa de seleção, na hora de conhecer melhor os candidatos que já foram previamente encontrados. Não estou falando que elas são úteis para encontrar candidatos.

Definitivamente as redes sociais não são o melhor lugar para buscá-los. Há sites desenvolvidos especialmente para isso e que não só concentram um número muito maior de candidatos dentro de vários perfis como também têm ferramentas de busca especialmente desenvolvidas para encontrá-los.

Por exemplo, em redes sociais, as pessoas não colocam sua formação, nem suas experiências profissionais detalhadas, fluência em idiomas, cursos e várias outras coisas que só existem em currículos. Cada ferramenta tem a sua aplicação.

Fazendo um comparativo, martelo serve para martelar e alicate para segurar e apertar. Dá até para pregar um prego com um alicate, mas sem dúvida não é a melhor ferramenta para isso. Ou ainda é como querer pescar com um rifle. Você pode até conseguir pegar um ou outro peixe, mas não é a ferramenta ideal para pescar. Muito melhor sair com uma vara de pescar, anzol e iscas.

Por exemplo, se você é de São Paulo e estiver precisando de uma secretária para um diretor da sua empresa, com bons conhecimentos de inglês e espanhol, superior completo e alto nível de organização, você pode até pedir uma indicação numa rede social e talvez até receba algumas indicações. Mas nada será comparável a um site especializado em recrutamento online. Por exemplo, na Curriculum, se você fizer esta pesquisa, encontrará, num simples clique, mais de 600 currículos neste perfil. Veja: http://bit.ly/secretaria_exemplo_1

Percebe a brutal diferença entre uma ferramenta e outra, e a força para encontrar candidatos que um site de recrutamento online tem nesta hora?

Ou seja, até dá para achar candidatos nas redes sociais, concordo, mas definitivamente não é a melhor solução para isso! Da mesma forma como sites de currículos não são o melhor lugar para fomentar o relacionamento com amigos. Cada site foi desenvolvido e é estruturado para um propósito, cumpre bem sua própria função, não sendo desenvolvido para atender outras necessidades.

No entanto, há de se fazer algumas exceções a esta regra. Em primeiro lugar, há momentos em que estamos com muita dificuldade de encontrar um perfil específico. Já procuramos em vários sites de recrutamento online e não encontramos. Nesta hora, talvez você possa até utilizar as redes sociais para auxiliá-lo a encontrar o candidato desejado. No entanto, lembre-se que, se divulgar esta sua necessidade, provavelmente terá que lidar com inúmeros currículos fora do perfil desejado, pois poderá surgir todo tipo de interessado na vaga. Então, se tiver tempo e disposição para trabalhar com esta variedade que poderá surgir, trabalhe com a divulgação da sua vaga em redes sociais.

Há outro ponto importante. Ao desencorajar as empresas a buscarem profissionais primeiramente em redes sociais, isso não quer dizer que o mesmo se aplica aos candidatos. Não, para candidatos a história é outra. Distribuir o currículo em redes sociais é, sim, uma forma de se divulgar ao mercado quando estiver procurando uma recolocação profissional. A diferença existe porque existem muitos processos acontecendo que não são divulgados, e também porque a indicação sempre existirá, mesmo em nosso tempo, quando o recrutamento online já está bem desenvolvido. Portanto, ao procurar um emprego, divulgue seu currículo o mais amplamente possível, pois nunca se sabe de onde poderá surgir uma oportunidade de emprego. Lógico que o solo mais fértil, o lugar onde as probabilidades de você encontrar sua recolocação aumentam são os sites de recolocação profissional online, como a Curriculum, por exemplo. Mas nunca se sabe onde é que sua semente (seu currículo) poderá brotar.

Em resumo, as redes sociais vieram para fomentar as redes de relacionamentos, mas trazem informações que podem auxiliar e complementar o processo de seleção, uma vez que, nessa hora, o selecionador quer conhecer melhor o candidato e lá poderá ver um pouco mais sobre os interesses do candidato, suas atividades e opiniões. Servem também como um apoio em processos mais difíceis, quando não se encontra o perfil desejado. E para o candidato são também uma forma de divulgar seu perfil para o mercado ao buscar uma recolocação profissional.

Portanto, na hora de procurar candidatos, utilize os sites de recrutamento online, e na hora de se relacionar, fazer amigos e fomentar as amizades já existentes, utilize as redes sociais, lembrando que estes últimos poderão ser utilizados no processo seletivo, na hora de o selecionador desejar conhecer melhor o candidato.

Por fim, fica a dica: cuidado com seus perfis em redes sociais, pois eles poderão tanto ajudá-lo quanto prejudicá-lo profissionalmente. Queira ou não, o perfil reflete a personalidade e a imagem da pessoa para desconhecidos, para conhecidos, amigos, familiares e, às vezes, até mesmo para selecionadores.